Fale Conosco

feapesc sc

Realizada 1ª Audiência Pública sobre a Previdência Social em Lages


A Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Santa Catarina (FEAPESC), em conjunto com a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (COBAP), a Central Nacional de Entidades Representativas dos Beneficiários da Seguridade Social (CNAPS) e diversas Associações, estão dando início a uma luta antecipada em defesa de uma Previdência Social mais transparente e bem gerida, em prol dos interesses dos aposentados, pensionistas e segurados do regime geral. O objetivo é iniciar um amplo trabalho de conscientização sobre a importância da previdência, seu papel vital na sociedade e reforçar que ela é um direito do povo brasileiro, afinal é ele que contribui.

Diante de rumores sobre uma possível nova reforma previdenciária, essas entidades têm se mobilizado para dialogar com a população e ouvir as inúmeras reclamações dos aposentados, que ano após ano veem seus recursos para subsistência diminuírem.

Na Câmara Municipal de Lages, teve início uma série de audiências que se estenderão por todas as regiões do estado, além de âmbito estadual e nacional. O Plenário Nereu Ramos foi o local escolhido para receber autoridades e discutir o tema em pauta.

A composição da mesa da Audiência Pública sobre Previdência Social contou com a presença de figuras de destaque:

Iburici Fernandes: Presidente da FEAPESC (Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Santa Catarina);
Kisley Domingos: Advogado especialista em Direito Previdenciário;
Antonio Carlos Costa - Tita: Presidente da AAPL (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Lages) e Diretor de Seguridade Social da FEAPESC;
Osório Luiz Diesel: Presidente da ASAPREV Joaçaba (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Joaçaba, Herval d' Oeste e Luzerna);
M.e. Haroldo Alves de Lima: OAB/SC 47.885 - advogado representante da AAPL, e foi presidida pelo Presidente da Câmara Sr. Aldori Freitinhas.

Desde sua criação em 1923, a Previdência Social passou por pelo menos 7 reformas. Definida pelo governo federal como a política pública que busca conceder benefício monetário às pessoas para substituir a renda do trabalhador contribuinte quando ele perde a capacidade de trabalho, a possibilidade de uma nova reforma trouxe o debate público à tona.

Iburici Fernandes ressalta que os aposentados e pensionistas de Santa Catarina,  ultrapassam a marca de 1,6 milhões e injetam mais de 27 bilhões na economia.  "Se os aposentados e pensionistas do regime geral ficarem um mês sem gastar, diversas empresas quebrarão. Vejam a importância da previdência social. Temos sim que falar da nossa previdência. Somos contra uma nova reforma e queremos o retorno da pensão integral" destacou o Presidente da FEAPESC.  Ele ainda lembrou que a última reforma impactou diretamente os beneficiários, limitando a pensão por morte, atingindo em cheio o pensionista.

"Não há uma consciência previdenciária no Brasil", destacou o advogado Kisley, que, em sua explanação, abordou a Desvinculação das Receitas da União (DRU), dados do IBGE, reformas e outros temas jurídicos relevantes relacionados à previdência e aos segurados.


Para assistir o debate acesse: https://www.youtube.com/watch?v=WOH4WQgrnH0

Registro fotográfico em álbum no facebook da Feapesc.
Acesse: 
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=feapesc&set=a.772979001634539