Fale Conosco

feapesc sc

Institucional

   

295 MUNICÍPIOS NO ESTADO

50 ASSOCIAÇÕES DE APOSENTADOS, PENSIONISTAS E IDOSOS FILIADAS A FEAPESC.

34 MILHÕES DE APOSENTADOS NO BRASIL

1,636 MILHÕES DE APOSENTADOS EM SANTA CATARINA

45 MIL ASSOCIADOS À FEAPESC

APOSENTADOS INJETAM R$ 20 BILHÕES E 700 MILHÕES POR ANO EM SC

 

 A FEAPESC é a legítima defensora dos Aposentados e Pensionistas do Regime Geral da Previdência Social em Santa Catarina, representando-os com exclusividade perante os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Suas principais funções são coordenar, proteger, orientar suas atividades e representá-los legalmente.

     A Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina (FEAPESC) foi fundada em 14 de novembro de 1987, durante a primeira reunião de aposentados e pensionistas catarinenses, realizada na Câmara de Vereadores de Blumenau. A FEAPESC teve sua primeira sede instalada no município de Balneário Camboriú, liderada por dois anos por Harry Schüller, primeiro presidente da Instituição.

     Em 1989, a sede foi transferida para Joinville, sob a presidência de Luiz Carlos de Freitas, que manteve sua gestão até 1994. Neste período, foram realizados: o 1º Congresso Estadual da Federação, em Joinville, no dia 10 de abril de 1990; o 2º Congresso Estadual, em Florianópolis, nos dias 1º e 2 de maio de 1992, e o 3º Congresso, nos dias 13 e 14 de agosto, outra vez em Joinville.

     Em seguida, a Federação funcionou na cidade de Tubarão, presidida por Luis de Oliveira, que realizou o 1º Seminário de Aposentados do Sul do País, em 10 de março de 1995, na cidade de Criciúma. A partir daí, a sede da FEAPESC foi transferida definitivamente para Florianópolis, ainda durante a presidência de Luis de Oliveira, funcionando em instalações da Previdência Social, na Rua 7 de Setembro. Posteriormente, na gestão do presidente Paulo Albino de Oliveira, a Federação passou a funcionar na Praça Pereira Oliveira, também no centro capital.

     A partir de 2002, novamente sob o comando de Luiz Carlos de Freitas, a FEAPESC adquiriu sua sede própria, comprada com recursos da Instituição em julho de 2004, e onde funciona até hoje - totalmente estruturada - à Rua Felipe Schmidt, 649 - Sala 605 - Centro Executivo Torre da Colina, no Centro de Florianópolis. Luiz Carlos de Freitas foi reeleito durante o 7º Congresso Estadual, realizado nos dias 19 e 20 de maio de 2005, para mais um exercício até o maio de 2008.

Em maio de 2008, IBURICI FERNANDES, foi eleito presidente da FEAPESC.

     São trinta anos de muito trabalho, de muitas discussões, de lutas, de manifestações públicas, de realização de Congressos e Assembleias Estaduais e Regionais, participação em Congressos e Atos Públicos Nacionais, onde a FEAPESC sempre esteve presente, lutando junto com as demais entidades representativas pela defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas catarinenses, unida à batalha por justiça social aos milhões de aposentados deste país.

     Nesses mais de 30 anos, o que se vê é uma grande evolução da Federação como entidade representativa, forte e conceituada junto às suas instituições parceiras e à Confederação Nacional. Mas não foi uma luta fácil. Os percalços que apareceram durante este caminho exigiram muita disposição e hoje existe a real convicção de que muito foi feito e ainda falta todo um trabalho a realizar. A FEAPESC, que inicialmente atuou com muita dificuldade, hoje é uma grande entidade, porque nasceu com um objetivo grandioso: lutar pela dignidade daqueles que tanto deram de si para construir o presente e o futuro do país.

     A evolução continua. Hoje, a FEAPESC é a entidade com o maior número de associados à COBAP, dentre todas as Federações confederadas, bem como a que apresentava o maior valor em contribuições para com a entidade, o que comprova o crescimento da FEAPESC, que ainda almeja uma sociedade mais justa e solidária, que respeite e trate com dignidade seus aposentados.

     Hoje são 49 Associações Filiadas, em diversas regiões do estado, com aproximadamente 42.000 associados com autorização de desconto em folha e um número razoável que contribui diretamente em entidades municipais. A FEAPESC também mantém contato permanente com suas Associações, divulgando suas ações e esclarecendo dúvidas através de reuniões periódicas e da divulgação de informativos e boletins especiais. O trabalho continua e continuará com mais força, determinação e união de toda a categoria.

Aposentados e Pensionistas. Esta luta também é sua. Una-se a nós!

A LUTA NÃO SE APOSENTA!!!

Diretoria FEAPESC