A ideia é legislativa. E vem de encontro com a necessidade dos Aposentados e Pensionistas do país. Segundo proposta levantada no próprio Senado, aposentados pelo INSS poderiam passar a ter um 14º salário emergencial em razão da pandemia da covid-19. Tudo isso, é claro que: se esta "ideia" do legilstativo conseguir chegar à aprovação do Congresso.
Esta "ideia legilstativa" foi apresentada no dia 29 de maio e, no dia 6 de junho, já havia conseguido os 20 mil apoiadores.
Segundo a própria casa, de acordo com o advogado Sandro Gonçalves, autor da ideia, o adiantamento do 13º salário de aposentados e pensionistas por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus realmente socorreu essas pessoas na etapa inicial da crise. O problema é que, no mês de dezembro, eles ficarão sem o benefício.
Agora sê aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), a sugestão é transformada em projeto de lei, com tramitação normal.
O autor da ideia também defendeu na casa que, conceder esse benefício emergencial em 2020 não ajudará somente os aposentados, mas também a economia.
É possível votar pelo portal e-Cidadania.
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=136304&voto=favor
No portal até a manhã desta quinta-feira (18) já constava: 66.455 apoios
Na página de consulta, a ideia diz que em virtude do adiantamento das parcelas do 13º aos aposentados e pensionistas do INSS nos meses de abril e maio, os mesmos não terão como socorrerem-se no mês de dezembro. Entretanto, sê implementando o 14º emergencial, além de socorrer aos aposentados (que são do grupo de risco), também faria uma injeção de recursos na economia, movimentando o comércio no mês de janeiro de 2021.
foto/ilustrativa - reprodução internet