Esta data, 15 de junho, marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES).
Seu objetivo é o de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. E, segundo a Organização Mundial de Saúde, a violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando sua integridade física e emocional, impedindo o desempenho de seu papel social.
Dentre as diversas formas de violência contra o idoso podemos aqui lembrar de algumas que infelizmente são bem comuns: a violência física, emocional, a negligência, o abandono, até mesmo a violência econômico-financeira e patrimonial que consiste no usufruto impróprio ou ilegal dos bens dos idosos, e no uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais.
Com certeza é uma importante data para refletir, amar mais e buscar ajudar o próximo, buscando assim, construir uma sociedade mais fraterna, com respeito a todos - em especial a estes idosos que construíram esta nação.
Diga NÃO a violência, denuncie e ajude a salvar uma vida idosa de qualquer tipo de agressão.
15 de junho - Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
foto/reprodução internet