Fale Conosco

feapesc sc

USE Máscara e juntos vamos tentar minimizar os reflexos desta pandemia

A pandemia do novo coronavírus completa sete meses desde o primeiro caso identificado em Wuhan, na China no dia 31 de dezembro do ano passado.  Os casos começaram a se espalhar rapidamente pelo mundo: primeiro pelo continente asiático, e depois por outros países. Em março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o surto da doença como pandemia. Poucos dias depois, foi confirmada a primeira morte no Brasil, em São Paulo.  Hoje segundo os dados das secretarias de saúde o país registra 72.950 mortes provocadas pela covid-19 e amargamos a marca de  1.888.889 infectados.

No mundo totalizamos 572.411 mortes e temos 13.070.097 infectados. Em Santa Catarina segundo atualização do governo já são 43.815 casos confirmados da doença e   517  mortes.

É importante o uso da Máscara, a Organização Mundial da saúde, que já havia divulgado no início da pandemia dicas de como usá-la neste mês de junho divulgou novas orientações para o uso e fabricação de máscaras.

Confira as orientações de forma adequada de usar a máscara:

  • - Antes de usar a máscara, lave as mãos com águas e sabão ou use álcool em gel;
  • - Examine a máscara antes de colocá-la: se estiver danificada ou suja, não use;
  • - Coloque a máscara de forma que ela cubra a boca, o nariz e o queixo. Se assegure de que não há espaços entre o seu rosto e a máscara;
  • - Não toque na máscara enquanto estiver usando, para evitar contaminação;
  • - Se tocar na máscara acidentalmente, limpe as mãos;
  • - Antes de retirar a máscara, limpe as mãos com álcool ou lave com água e sabão;
  • - Ao retirar a máscara, incline-se ligeiramente para a frente e pegue na máscara pelos elásticos, na parte que está atrás da orelha, sem tocar a frente;
  • - Depois de retirá-la, lave as mãos novamente;
  • - Se a máscara for de pano, lave com sabão é água, de preferência quente.

 

ATENÇÃO:
Ao divulgar as novas orientações, a entidade reforçou que apenas as máscaras não são suficientes para evitar a disseminação do coronavírus. O uso delas deve ser acompanhado de outras medidas de saúde pública, como manter o distanciamento social e lavar as mãos com frequência.

 

A FEAPESC está seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e da OMS, pois defende a VIDA acima de tudo.