Fale Conosco

feapesc sc

Em tramitação: 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS

O Projeto de Lei nº 3657/2020  se encontra em tramitação normal para ser votado no plenário do Senado. O abono extra será extremamente importante para os segurados do INSS nesse período de crise, tendo em vista que os idosos aposentados fazem parte do grupo de risco da pandemia, e este dinheiro servirá para aquecer a economia no começo de 2021 ajudando o comércio, a indústria, os serviços e os municípios.

A proposta do 14º salário surgiu devido o adiantamento do 13º salário em decorrência da pandemia. O que acabaria deixando os segurados do INSS sem parte da renda no final do ano. E tudo começou com uma “Ideia Legislativa nº 127.741” que teve amplo apoio popular e foi enviada para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

Se aprovado o 14º salário, terão direito ao pagamento os segurados do INSS que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença e outros benefícios. O valor é referente a uma gratificação em caráter emergencial e será pago em dezembro – apenas em 2020 – devido a pandemia.

Na última semana o próprio relator do projeto pediu apoio dos senadores à aprovação do PL 3.657/20,  lembrando a todos que o benefício, “além de socorrer os idosos, que constituem grupo de risco, poderá funcionar como uma injeção de recursos na economia, especialmente na dos municípios”.