Na tarde desta quinta-feira (25) na Câmara Municipal de Tubarão, aconteceu a quinta audiência pública em Santa Catarina. A Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Santa Catarina (FEAPESC), em conjunto com a APAIT - Associação das Pensionistas, Aposentados e Idosos de Tubarão dando continuidade na luta em defesa de uma Previdência Social mais transparente e bem gerida, em prol dos interesses dos aposentados, pensionistas e segurados do regime geral, realizaram a audiência na Região sul. Com um amplo diálogo com a sociedade e trabalhando a conscientização da importância da previdência, as entidades reforçam que a Previdência tem um papel vital na sociedade e que é um direito do povo brasileiro, afinal é ele que contribui.
Diante de rumores sobre uma possível nova reforma previdenciária, essas entidades têm se mobilizado para dialogar com a população e ouvir as inúmeras reclamações dos aposentados, que ano após ano veem seus recursos para subsistência diminuírem.
O Presidente da FEAPESC (Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Santa Catarina) Iburici Fernandes, falou . "Existe boatos que querem fazer mais uma reforma, por isso criamos uma campanha "o que mais querem tirar de nós?" pois é fácil falarem em vídeos que é preciso uma reforma quando quem fala não recebe o salário mínimo. Iniciamos este debate com a sociedade, para saberem da importância da Previdência Social. Somos 40 milhões de aposentados do regime geral e mantemos a economia ativa em nosso país. A previdência não é o problema do Brasil. Fomos prejudicados na última reforma, e não vamos permitir mais retiradas dos nossos direitos, temos que reverter, precisamos recuperar o que perdemos." lembrou o Presidente da Federação.
Desde sua criação em 1923, a Previdência Social passou por pelo menos 7 reformas. Definida pelo governo federal como a política pública que busca conceder benefício monetário às pessoas para substituir a renda do trabalhador contribuinte quando ele perde a capacidade de trabalho, a possibilidade de uma nova reforma trouxe o debate público à tona.
Rosely Rodrigues presidente da APAIT, lembrou que o Instituto Nacional de Seguro Social é um patrimônio do povo brasileiro, a Previdência Social é fundamental, e é nossa. "Somos nós os segurados que contribuímos. Não somos contra reforma - desde que ela seja coerente, transparente e justa. Somos contra a retirada dos nossos direitos. Defendemos uma previdência mais transparente, e que o dinheiro da previdência fique apenas para a previdência, sem dar outros fins..." pontuou a Presidente em sua fala além de agradecer a presença de todos.
Já o advogado Previdenciário - Kisley Domingos lembrou mais uma vez que: "Não há uma consciência previdenciária no Brasil", em sua explanação, abordou a Desvinculação das Receitas da União (DRU), dados do IBGE, reformas e outros temas jurídicos relevantes relacionados à previdência e aos segurados.
O advogado previdenciário especialista em benefícios por incapacidade e Benefícios assistenciais Túlio Matias dos Santos - abordou diversas reflexões pertinentes à seguridade social
Estiveram presentes autoridades e lideranças. Representando a COBAP esteve presente Maria Salete Teixeira Búrigo, presidente da Associação de Cocal do Sul. Agostinho Luiz Schiochetti, Presidente do conselho estadual de saúde, Presidente da ASAPREV Concórdia e Secretário Geral da FEAPESC. Galeno de Castro – Presidente da ASAPREV Balneário Camboriú e Presidente do Conselho Fiscal da FEAPESC. Valberto Michels Diretor Financeiro da Feapesc e Presidente da Associação de Braço do Norte. Os Vereadores Felippe de Souza Tessmann e Nilton de Campos.
Ficam nossos sinceros agradecimentos aos Vereadores que ajudaram a tornar esta audiência tão importante, acessível a população tubaronense e da região.
Registro fotográfico em álbum no facebook da Feapesc:
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=feapesc&set=a.813864607545978