A Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Santa Catarina (FEAPESC), em conjunto com a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (COBAP), a Central Nacional de Entidades Representativas dos Beneficiários da Seguridade Social (CNAPS) e diversas Associações, dão continuidade na luta em defesa de uma Previdência Social mais transparente e bem gerida, em prol dos interesses dos aposentados, pensionistas e segurados do regime geral. Abrindo um amplo diálogo com a sociedade e trabalhando a conscientização da importância da previdência, as entidades reforçam que a Previdência tem um papel vital na sociedade e que é um direito do povo brasileiro, afinal é ele que contribui.
Diante de rumores sobre uma possível nova reforma previdenciária, essas entidades têm se mobilizado para dialogar com a população e ouvir as inúmeras reclamações dos aposentados, que ano após ano veem seus recursos para subsistência diminuírem.
Na tarde desta terça-feira (18) na Câmara Municipal de Blumenau, aconteceu a realização da segunda audiência pública em Santa Catarina. As audiências acontecerão em todas as regiões do estado, e em esfera nacional.
O Presidente da FEAPESC (Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Santa Catarina) Iburici Fernandes, falou da dificuldade que os aposentados, pensionistas e segurados tem ao tentar contatar o INSS, pois hoje tudo é online, e ainda querem mexer novamente na previdência sem debater com as entidades representativas. "Existe boatos que querem fazer mais uma reforma, por isso criamos uma campanha "o que mais querem tirar de nós?" pois é fácil falarem em vídeos que é preciso uma reforma quando quem fala não recebe o salário mínimo. Iniciamos este debate com a sociedade, para saberem da importância da Previdência Social. Somos 40 milhões de aposentados do regime geral e mantemos a economia ativa em nosso país. Nós vamos levar a cada canto do Brasil esse tema, vamos debater com a sociedade. Fomos prejudicados na última reforma, e não houve debate conosco." lembrou o Presidente da Federação.
Desde sua criação em 1923, a Previdência Social passou por pelo menos 7 reformas. Definida pelo governo federal como a política pública que busca conceder benefício monetário às pessoas para substituir a renda do trabalhador contribuinte quando ele perde a capacidade de trabalho, a possibilidade de uma nova reforma trouxe o debate público à tona.
Suzete Maria Santos de Novaes, presidente da ASAPREV Blumenau, lembrou que para realizar mudanças na previdência, é preciso ouvir os aposentados. "É preciso que nos ouçam. Não adianta querer fazer reforma sem ouvir a categoria. A Feapesc está de parabéns em iniciar este trabalho. A nossa luta é gigante "a luta não se aposenta" abraçar esta luta é muito importante. É a primeira vez que estamos realizando esta audiência aqui em Blumenau com os aposentados. E o debate é grande" destacou a Presidente da ASAPREV.
Já o advogado Previdenciário - Kisley Domingos lembrou mais uma vez que: "Não há uma consciência previdenciária no Brasil", em sua explanação, abordou a Desvinculação das Receitas da União (DRU), dados do IBGE, reformas e outros temas jurídicos relevantes relacionados à previdência e aos segurados. "Nós lutamos em 2019 mesmo assim a reforma aconteceu. Temos uma mídia que diz que tem que reformar e pela falta da conscientização da sociedade não acontece o embate. Infelizmente o brasileiro não é previdente, falta muita conscientização, e este, é o trabalho" enfatizou Kisley.
A advogada Suellen Simas - atuante na área de direito previdenciário, reforçou no uso da tribuna que não falta dinheiro na previdência, "....a previdência Social é um sistema de seguridade que conta com o orçamento próprio e não é só alimentado pelas contribuições previdenciárias, mas também por tributos criados especificamente para esse fim, como CSLL, CSLS e o próprio PIS/PASEP." também destacando em seu pronunciamento a falta da conscientização da população brasileira.
Para assistir o debate acesse: https://www.youtube.com/live/zbMB6oUbJ1M
Registro fotográfico em álbum no facebook da Feapesc:
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=feapesc&set=a.792121263053646
Estiveram também presentes nesta importante audiência representando os aposentados, pensionistas, idosos e segurados do INSS o Diretor de seguridade social da Feapesc Antonio Carlos Costa (Tita), Agostinho Schiochetti - Secretário Geral da FEAPESC e Presidente da ASAPREV Concórdia, Luis Legnani Secretário Geral da COBAP e Secretário Geral adjunto da FEAPESC, Galeno de Castro - Presidente do Conselho Fiscal da FEAPESC e Presidente da ASAPREV Balneário Camboriú e o Vice-presidente da ASAPREV Blumenau Hildo Novaes.
Prestigiaram e acompanharam a audiência:
Almir Vieira - Presidente da Câmara de Blumenau
Silmara Miguel - vereadora
Cristiane Loureiro - vereadora
Adriano Pereira - Vereador
Norberto Ramalho - assessor do deputado Estadual, Ivan Naatz
Glauco Roland Kühl - assessor do deputado Federal Jorge Goetten
Erlédio Pering - Assessor da deputada Federal Ana Paula Lima.
No fechamento da audiência o Presidente Iburici reforçou o fundo da previdência e a Senhora Susete falou da importância da educação para envolver os mais jovens neste importante tema.
Próxima audiência Pública acontecerá em Concórdia no dia 05 de julho.