Na tarde desta terça-feira 25, aconteceu a primeira Plenária Ordinária após a posse dos novos conselheiros do CEI-SC (Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina). Com pauta vasta no primeiro encontro dos conselheiros, foi aprovada por unanimidade a resolução da minuta. Outro ponto importante destacado, foi a retificação do mandato que passa a contar do dia da posse - 28 de março deste ano até 25 de março de 2025.
Com 05 comissões temáticas permanentes já organizadas pelo coletivo, o Presidente da FEAPESC Iburici Fernandes - Conselheiro titular - que já integra a comissão de enfrentamento a violência contra a pessoa idosa, aproveitou a plenária e a pauta do dia para assumir também - como integrante - a comissão de Capacitação, coordenado pela conselheira Maria Joana Barni Zucco.
Todo conselheiro precisa participar de pelo menos uma comissão temática. O Presidente da FEAPESC participa a partir deste momento de duas comissões.
O Conselheiro Iburici Fernandes, durante plenária disse que passa a integrar a comissão de capacitação pois acredita que a única forma de transformar uma sociedade e melhorar as condições de um povo é pela educação. "Viajo muito e percebo que muitos municípios ainda não possuem o conselho do idoso, outros tem e não estão atuando de forma ativa. Precisamos como Conselho Estadual investir na capacitação, elaborar campanhas educativas para os conselhos municipais existentes e auxiliar na criação de novos conselhos nos municípios desassistidos. Precisamos fiscalizar, ser um conselho atuante, vendo se a lei, se o estatuto estão sendo cumpridos. A lei existe, e no papel parece que vivemos numa sociedade bem organizada, mas no mundo real nem a fila do idoso é respeitada e em muitos locais nem se quer existe. Passo a compor a comissão pois quero mudar esta realidade." enfatizou o Conselheiro e Presidente da FEAPESC.
Durante o encontro foram apresentados pelos conselheiros opiniões e sugestões para a gestão que inicia os trabalhos nesta primeira Plenária. Uma das propostas já pautadas para o encontro do próximo mês é da apresentação do material "Política de Educação para o Envelhecimento" apresentado pela conselheira Maria Benedita Prim que representa a SED (Secretaria de Estado da Educação). Santa Catarina lançou no ano passado o material impresso e digital no intuito de inserir o tema promovendo reflexões sobre o envelhecimento no dia a dia das escolas da rede estadual com a Construção da Política Estadual do Envelhecimento. O caderno é composto por 05 capítulos que definem o envelhecimento e instruem a aplicação de ações nas escolas.
A Presidente Sabrina Mores que conduziu toda a Plenária de forma bem democrática, trouxe informações de todas as esferas e o trabalho já iniciado até o presente momento desde a posse no mês passado.
As Plenárias são mensais e acontecem na última terça-feira de cada mês.