O Diretor de Comunicação da FEAPESC Agostinho Luiz Schiochetti é o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, representando a entidade e cada catarinense. Na manhã desta segunda-feira (24) o Presidente Iburici Fernandes acompanhou o Diretor (Presidente do Conselho) na reunião de Planejamento de Saúde em Santa Catarina. O Plano Estadual de Saúde 2024/2027 já começou a ser trabalhado. A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanoto esteve na abertura do processo de planejamento estratégico dando início à elaboração do Plano em Santa Catarina.
A Secretária lembrou que este é o momento de planejar a saúde no Estado. "A tecnologia está avançando de uma forma absolutamente acelerada, ela veio para ajudar e não para burocratizar como percebemos em alguns casos. Neste plano devemos considerar todos os eixos da saúde, hoje iniciamos a construção e o debate. Precisamos refletir qual é o papel da secretaria de estado de saúde, e o que é nossa responsabilidade" lembrou Zanotto durante sua fala de abertura.
O Presidente do Conselho, Agostinho disse que a Secretária foi feliz em suas ponderações já na abertura, pois estamos tratando de vidas, e precisamos ter este zelo e cuidado com a vida do catarinense.
"O cuidado com a vida começa com o cuidado da saúde. Sabemos que o SUS é uma referência internacional, mas sabemos também que podemos melhorar muito - no atendimento, na agilidade. O plano visa ver o que dá certo e corrigir o que não vem dando certo. Queremos cuidar da saúde e da vida do catarinense, este é o grande foco, diminuir filas e salvar vidas" destacou Agostinho.
O Presidente Iburici Fernandes que esteve acompanhando a reunião, destaca que além dos encontros sejam lançadas campanhas, cartazes, folders e que a própria FEAPESC além de confeccionar também seja uma "fomentadora" de informações dentro das associações de aposentados. "A saúde pública é de interesse de todos. A vida de cada pessoa importa, e a saúde é o bem mais precioso. Por isso estou aqui, acompanhando o Agostinho e colocando cada vez mais a FEAPESC presente em questões de interesse coletivo. Nós aposentados precisamos nos engajar mais. A saúde é uma bandeira de luta nossa. Passamos momentos difíceis, ainda com reflexos da COVID-19, e em Santa Catarina casos alarmantes da Dengue. A população precisa se conscientizar, estamos perdendo vidas e todas são valiosas" enfatizou o Presidente da FEAPESC após acompanhar a reunião.
A agenda do Presidente do Conselho segue nesta semana, terça e quarta (25 e 26/4) em Blumenau e encerra a semana entre quinta e sexta em Itajaí nos encontros das macrorregionais.