Já iniciou em todo o estado as conferências macrorregionais. O Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Agostinho Luiz Schiochetti esteve participando do encontro da macrorregião da grande Florianópolis que aconteceu em Biguaçu na última terça e quarta-feira (18 e 19/04). Segundo o Presidente a macrorregião da grande Florianópolis foi a segunda do estado a discutir e avaliar a situação de saúde da regional. A primeira foi a macrorregião Meio Oeste e Serra no início do mês. Schiochetti lembra que o encontro propõe diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão, nas conferências de saúde estadual e nacional.
A atividade foi sediada no Auditório da Univali recebendo representantes de 19 municípios, autoridades locais, regionais e também estaduais.
O tema central deste ano é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia — Amanhã Vai Ser Outro Dia”, sendo subdividido em 04 eixos: O Brasil que temos, O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
Agostinho Schiochetti representa a FEAPESC, os aposentados, pensionistas e idosos, e destaca a importância das conferências para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde. “A sociedade precisa participar pois só assim como cidadãos ativos teremos avanços em políticas públicas e fortaleceremos o SUS – Sistema Único de Saúde que já é uma referência internacional, e queremos avançar” lembrou o Presidente.
Após esta etapa, acontecerá a conferência estadual nos dias 30 ,31 de maio e 1 de junho e, posteriormente, a etapa nacional que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília.
foto/reprodução
Divulgação - enviada pelo Presidente da Conselho Estadual de Saúde