A luta pelo direito a um envelhecimento livre de violência e digno, é permanente para a FEAPESC (Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Santa Catarina), ainda mais numa sociedade que vem envelhecendo sem dar atenção necessária a políticas públicas voltada aos idosos.
Anualmente neste mês devido ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Idosos celebrado no dia 15 de junho, percebemos algumas ações do Junho violeta, mas sabemos que precisamos ampliar o debate com a sociedade.
Amanhã (15) em Florianópolis na ALESC (Assembleia Legislativa) acontece o Simpósio Alusivo ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, com o tema: O Etarismo e a Pessoa Idosa como Protagonista de Sua Vida. O Presidente Iburici Fernandes confirmou presença no Simpósio, representando a Federação, Marli Rita Roveda Presidente da ASAPREV-Florianópolis participará da atividade representando os aposentados, pensionistas e idosos no uso da palavra durante a atividade.
Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos contra esse segmento social. No ano passado, os registros oficiais revelaram mais de 150 mil violações a partir de mais de 30 mil denúncias. Isso representa aumento 57% nas denúncias e de 87% nos registros de violações de direitos estatisticamente. Os números são do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
O Presidente Iburici Fernandes, diz que é preciso cobrar mais ações governamentais e envolver a sociedade civil. “Os dados são preocupantes e infelizmente a cada ano cresce as agressões aos idosos, seja desrespeitando a lei, ou não dando o direito “do próprio caminhar” da pessoa idosa, pela falta de estruturas nas calçadas e acessos nas ruas do bairro por exemplo. Não dar dignidade ao idoso é uma violência que fere o corpo e a alma” destacou o Presidente.
Vamos lembrar alguns tipos de violências praticados com os idosos:
Violência Física;
Violência Psicológica;
Negligência;
Violência Institucional;
Abuso financeiro;
Violência patrimonial;
Violência sexual;
Discriminação / Etarismo