Jorge Garcia representando os petroleiros da Argentina destacou as dificuldades encontradas pelos Aposentados e especialmente dos trabalhadores do setor de petróleo da Argentina.
Há vários governos, mesmo o mais recente, pretendem entregar o Petróleo para os grandes conglomerados internacionais colocando em sérias dificuldades os trabalhadores e aposentados do setor.
São 3 milhões de aposentados no país vizinho. A situação é tão complicada que até os filhos precisam ajudar os pais já que os valores das aposentadorias são reduzidos.
No inicio na argentina as aposentadorias eram privadas e controladas por bancos estrangeiros. Depois de muita luta se conseguiu fazer com que o estado assumisse.
O pesquisador Durval Junior do Instituto latino Americano de estudos Sócio econômicos deu uma aula sobre a situação da Petrobras, destacando, principalmente a privatização nos governos Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
Na opinião do pesquisar, se não houver um levante dos trabalhadores, o Brasil passará a ser um importador de produtos derivados, já que desativou todas as refinarias.