Fale Conosco

feapesc sc

BRASÍLIA SE PREPARA PARA MEGA MANIFESTAÇÃO

Centrais sindicais e movimentos sociais convocaram para esta quarta-feira (24) uma marcha em Brasília contra as reformas estruturais propostas pelo governo federal. O protesto que já estava agendado deve ainda ter como pauta o pedido de renúncia do presidente Michel Temer. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 100 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios.

O Presidente da FEAPESC, Iburici Fernandes também está em Brasília e deve juntamente com a COBAP – Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos, a CNAPI – Central Nacional de Aposentados, várias Federações e outras entidades que fazem parte de um grande grupo de opositores as reformas que estão no Congresso Nacional, estar à frente dos manifestantes.

Com a expectativa de manifestações nessa quarta-feira (24), funcionários do Ministério da Fazenda começaram a instalar tapumes de madeira nas paredes de vidro do andar térreo do edifício sede da Pasta, nas salas e banheiros onde não há grades. Após sucessivas invasões de manifestantes notadamente do movimento sem-terra em ocasiões anteriores, quase todas as paredes envidraçadas da fachada do ministério já possuem grades. As últimas que não são protegidas receberam reforços de madeira nesta tarde.

Para garantir a segurança da população e dos participantes da manifestação prevista para esta quarta-feira (24), as vias S1 e N1 serão fechadas a partir da 0h, entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Avenida L4 Sul. Os acessos de ministérios e das vias L2 Sul e Norte à Esplanada também serão bloqueados. Como alternativa aos motoristas, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF) recomenda a circulação pelas vias S2 e N2, localizadas atrás dos ministérios.

Além da atuação em campo, os órgãos de segurança pública do DF e demais instituições terão representantes na Central Integrada de Multiagências (CIM), que funciona na sede da SSP/DF. O espaço monitora, por meio de câmeras, todos os atos populares na Esplanada e permite que, de forma conjunta, possam ser tomadas decisões para casos pontuais.

Outra previsão no PrTI são as revistas pessoais, também consideradas medidas preventivas. Nesta quarta-feira, haverá cordões de policiais militares próximos aos ministérios e à Catedral. As abordagens serão feitas especialmente no início do ato, momento em que os manifestantes estão chegando à Esplanada.

Entre as restrições, os manifestantes não poderão levar hastes de bandeiras, garrafas de vidros, madeiras, entre outros objetos cortantes e/ou perfurantes. Esse tipo de orientação também foi repassada aos dez grupos organizadores do protesto que protocolaram os eventos na SSP, até o final da manhã desta terça-feira (23), para que possam contribuir informando ao público.

Fonte Principal: Jornal de Brasilia