Desafios propostos aos Assessores de Comunicação das Federações para enfrentar os desafios que a área encontra no seu dia a dia junto ás suas Diretorias e com relação a mídia em geral.
1) Desenvolver uma linguagem única e de fácil entendimento no movimento nacional de aposentados, pensionistas e idosos
2) Criar uma Agência de Notícias, que serão distribuídas por todas as assessorias, entidades, colaboradores e sócios
3) Constituir um Departamento de Relações Públicas para captação de recursos destinados ao setor de comunicação e imprensa
4) Promover estudos objetivando a aquisição de horário na TV
5) Formar uma Comissão Permanente de Comunicação, com participação de jornalistas das federações, publicitários e dirigentes
6) Colocar Outdoors em pontos e cidades estratégicas, no sentido de pressionar os deputados federais e senadores a votar contra a PEC 287
7) Analisar o “custo benefício” de criação de uma Rádio pela Internet, para veiculação de notícias e entrevistas da categoria
8) Formar um Banco de Imagens, com fotos e filmagens de eventos e lideranças, colocando à disposição de todos na rede virtual (flickr)
9) Incentivar o fortalecimento e criação do número de blogueiros e youtubers que defendam as nossas bandeiras
10) Voltar a imprimir o Jornal da Confederação, intensificando sua tiragem e distribuição gratuita
11) Promover outros Seminários de Imprensa, de preferência em São Paulo e Brasília ou dentro das federações mais estruturadas
12) Destinar um orçamento exclusivo para o Setor de Comunicação da COBAP, para utilização mensal e diversificada
13) Encabeçar o Concurso de Fotografias, premiando os amadores que melhor retratarem a luta e o sofrimento dos aposentados
14) Reforçar a união dos comunicadores, visando as estratégias para desmentir falsas notícias contra a Previdência
15) Tornar uma prática cotidiana o envio de “e-mail markenting” entre as entidades, seus associados, políticos, autoridades e demais cidadãos
16) Investir mensalmente no Facebook da COBAP, patrocinando as matérias, de forma que a Fan Page Oficial atinja milhões de pessoas
17) Utilizar as Redes Sociais em geral, com propósito de despertar o interesse da juventude para o movimento de aposentados
18) Ganhar mais espaços na mídia, mas priorizando neste momento o crescimento das entidades filiadas e do número de associados
19) Dar continuidade a elaboração de estudos e possibilidades estruturais para veicular um Programa na Rede Vida
20) Priorizar o envio de informações e a pressão constante nos 513 deputados que irão votar a Reforma da Previdência