Fale Conosco

feapesc sc

DESAPOSENTAÇÃO mais uma bandeira de Luta da CNAPS

O senador Paulo Paim, o presidente  da CNAPS (Central Nacional de entidades representativas dos beneficiários da Seguridade Social) Iburici Fernandes, e o Presidente da COBAP (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos) Warley Martins juntamente com  representantes de várias Federações de Aposentados, fizeram um apelo ao senador Romero Jucá, para que apresente seu relatório favorável ao projeto da desaposentação, o PLC 76/2015, de autoria do senador Paim. “O senador Jucá se comprometeu a estudar com carinho a proposta, assim como já o fez em outras ocasiões”, afirmou Paim. 
 
Iburici Fernandes, no programa de Rádio da FEAPESC edição nº 137, lembrou que este passo é muito importante, onde o aposentado que continuou contribuindo com a previdência após sua a aposentadoria, poderá - com a Desaposentação - agregar valor em seu benefício uma vez que contribuiu para isso, e deu como exemplo o seu caso, que continuou a contribuir. (para ouvir o programa cliqueaqui).
 
A desaposentação é um mecanismo usado para aumentar o valor da aposentadoria de quem continuou trabalhando com carteira assinada, mesmo  estando aposentado.
 
Vamos entender:
Se um aposentado  voltar a trabalhar para complementar sua renda, por uma  obrigação legal, ele voltará a contribuir ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da mesma forma que os demais trabalhadores, e por esta situação ele acumulará um tempo de contribuição maior. Vale lembrar que muitos  brasileiros acabavam indo à Justiça para pedir este  recálculo da aposentadoria. Muitos  abriam mão de sua aposentadoria e entraram com o pedido de uma nova.
 
A categoria acha justo o cálculo uma vez que é recolhido o INSS. Agora o texto deve ser votado  na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal. 
 
 
fonte:CNAPS