Durante a Audiência Pública realizada em Lages no mês passado, o Dr. Osório Luiz Diesel, especialista em previdência social e Presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas de Joaçaba, Herval d'Oeste e Luzerna, fez um pronunciamento sobre os desafios e perspectivas da previdência social.
Durante sua fala, Diesel destacou os 100 anos de história da previdência social no Brasil, ressaltando sua importância como pilar fundamental na proteção social dos cidadãos. Além disso, fez menção ao artigo 165 da Constituição Federal, que versa sobre o planejamento e a elaboração do orçamento público, enfatizando a necessidade de uma gestão eficiente dos recursos destinados à previdência.
Como contribuição para o fortalecimento e sustentabilidade do sistema previdenciário, Osório propôs ao Presidente da FEAPESC Iburici Fernandes e demais presentes na audiência, três medidas essenciais:
- Execução do orçamento da seguridade social;
- Criar o fundo da seguridade;
- Criar o Banco da Seguridade
Segundo o advogado a implementação de um banco dedicado à seguridade social facilitará o acesso dos beneficiários aos serviços previdenciários, promovendo uma maior inclusão e agilidade nos processos, além de uma independência no sistema.
Essas propostas sugeridas visam não apenas enfrentar os desafios atuais, mas também preparar o sistema previdenciário para as demandas futuras, garantindo assim a proteção e o bem-estar dos segurados e suas famílias.
A FEAPESC continua o trabalho no estado, a próxima Audiência Pública acontecerá em Blumenau no dia 18 de junho às 15 horas.
Acompanhe nossas redes sociais, estamos com um quadro explicando cada alteração da última reforma.
Compartilhar
Tweetar