Fale Conosco

feapesc sc

FEAPESC: Dia Internacional da Mulher

Nesta quinta-feira (08) é comemorado o Dia Internacional da Mulher e a Feapesc, entidade que caminha lado a lado com o aposentado catarinense, é composta por homens e mulheres que juntos unem forças em prol de benefícios a toda categoria.

 

A Feapesc tem um grupo de mulheres chamado "Mulheres Feapesc" que trabalham o empoderamento da mulher que, junto com os homens da entidade ao longo da história, bravamente conquistaram muitos direitos. Um deles que merece destaque é a lei referente ao transporte intermunicipal em SC que foi uma das lutas da federação. E a vitória mais recente foi a retirada de votação da reforma da previdência. 

 

Mas nesta data alusiva a Mulher, que deve ser comemorada diariamente, é um importante momento para lembrarmos o que significa este dia, o que a história registrou de acontecimentos a estas guerreiras que tanto contribuem para a sociedade.

 

A mulher ao longo da história lutou para ter seu reconhecimento. Historicamente, essa data, 8 de março, vem fazer alusão a luta das mulheres diante da falta de reconhecimento de seu valor e de seu papel na sociedade. Sua luta vem desde o direito ao voto, ao trabalho, a dignidade, a remuneração justa, etc. Tal data vem desde 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento às conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres - independente de sua nacionalidade, religião, cultura, entre outras – instituiu o Dia Internacional da Mulher.

 

E para homenagear a mulher catarinense, a Federação traz alguns depoimentos sobre a importância dessa data.

 

Para a aposentada Sra. Marli Rita Roveda, Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social da Grande Florianópolis esta data é muito importante pois a mulher tem um papel fundamental na sociedade  que vai além do apoio à família. "Vemos a mulher com seu empoderamento feminino atuando em várias áreas, seja na saúde, no direito,..." etc.  

 

A sra. Vilma Pscheidt , de Rio Negrinho, falou que a sociedade deve  valorizar o trabalho da mulher não só no ambiente de trabalho mas também no trabalho da lida doméstica,  valorizando o trabalho da mulher no campo. O dia da mulher deve ser um dia de reflexão, de   buscar o reconhecimento de seu valor perante a sociedade. 

 

 

A Sra. Marisa Fernandes, diz que:  "o dia da mulher é todo o dia, e não só o dia 8 de março" – dia que lembramos as lutas da mulher, o terrível acidente que aconteceu no século passado durante o período de manifestação das mulheres por seus direitos. A história da mulher é feita diariamente através da luta por igualdade salarial, por direitos, através da valorização da mulher na sociedade. 

 

 

Iburici Fernandes, Presidente da Feapesc, ao felicitar as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, disse que “as mulheres são seres singelos e lindos, um orgulho  para todos”. Elas devem aderir a uma corrente de força de união para lutar por mudanças  no país.

 

Com esses depoimentos, a Feapesc saúda as mulheres neste 8 de março, dia especial que deve ser comemorado em união todos os dias, pois juntos somos mais fortes. Unidos travamos batalha em prol da vida e de mãos dadas conquistamos outros sonhos dos aposentados, pensionistas e idosos desta federação. Com essa união fortaleceremos a luta dos aposentados por dias melhores e mais dignos.