A LUTA NÃO SE APOSENTA!
Nosso slogan se comprova diariamente. Após o anúncio do ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius de Carvalho, sobre a suspensão dos descontos realizados por associações de aposentados e pensionistas — e a consequente retenção dos valores que seriam repassados a essas entidades no mês de maio — enfrentamos uma situação grave e injusta.
Infelizmente, com essa medida generalizada, “o joio foi misturado ao trigo”. Entidades sérias, que há décadas prestam serviços fundamentais à população idosa, foram colocadas no mesmo patamar de instituições de fachada ou envolvidas em práticas irregulares. O resultado é devastador: atendimentos suspensos, funcionários sendo demitidos e centenas de associações honestas ficando à mercê da própria sorte. Um verdadeiro atropelo!
A FEAPESC, junto às associações de aposentados e pensionistas da região Sul, do Alto Vale e de Concórdia, dedicou o dia de hoje ao diálogo com os deputados. Em Florianópolis, uma comitiva liderada pelo presidente da FEAPESC, Iburici Fernandes, visitou diversos gabinetes parlamentares. Foram entregues requerimentos e um material completo, evidenciando a atuação séria e transparente das entidades catarinenses.
Confira o material completo nos links:
Documento:https://drive.google.com/file/d/1AR4EefDC-vyIk4d0LCrgVw7pV2enmMXj/view?usp=sharing
Requerimento: https://drive.google.com/file/d/1nsKPxZmtL7Q7zcB1pCm_BUXBtWeXYviO/view?usp=sharing
O registro fotográfico da mobilização está disponível no Facebook da FEAPESC, em álbum específico: @feapesc .https://www.facebook.com/media/set/?vanity=feapesc&set=a.1006748008257636
Para se ter uma ideia da importância dessas entidades, apenas três das 46 filiadas à FEAPESC realizaram mais de 65 mil atendimentos a associados — entre consultas médicas, atendimentos com especialistas e assessoria jurídica, somente em 2024.
Em Concórdia, o secretário-geral da FEAPESC e presidente da associação local, Agostinho Schiochetti, entregou o material pessoalmente ao deputado federal Jorge Goetten. A mesma ação ocorreu na capital, em todos os gabinetes que receberam nossa comitiva.
A delegação também foi recebida pelo presidente da ALESC, deputado Júlio Garcia, que se comprometeu a levar o tema à reunião de líderes marcada para esta quarta-feira. Todos os parlamentares visitados demonstraram compreensão da gravidade da situação e se comprometeram, dentro de suas possibilidades, a ajudar na defesa das entidades sérias e comprometidas com os aposentados.
Vale lembrar que, em 2023, um dos parlamentares que visitou a Policlínica dos Aposentados em Lages passou mal e foi prontamente atendido na unidade — inclusive realizando exames no próprio laboratório da entidade. Ou seja, ele vivenciou na prática a qualidade dos serviços que prestamos!
O deputado Jeferson, que conhece de perto a estrutura da FEAPESC, comprometeu-se a elaborar uma moção de apelo, a ser assinada por outros parlamentares e encaminhada aos órgãos competentes.
Na próxima segunda-feira, uma nova delegação embarcará para Brasília, elevando o debate à esfera nacional. Vamos buscar alternativas e ajustes urgentes para uma medida que hoje penaliza os justos. Paralelamente, medidas jurídicas já estão sendo avaliadas.
A luta continua. Com união, força e justiça, vamos defender quem trabalha pelo bem!