A cidade de Lages foi palco da primeira reunião do ano da Regional 1 da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina (FEAPESC), reunindo representantes de associações de diversos municípios, do Extremo Oeste ao Planalto Serrano. O encontro, realizado com uma pauta extensa, foi conduzido pela secretária da regional, Anice Veiga da Silveira, que presidiu os trabalhos representando o coordenador da regional.
A abertura da reunião foi marcada por um minuto de silêncio em homenagem a José Dileno Dias, ex-presidente da Associação de Lebon Régis, líder atuante na causa dos aposentados.
Durante seu pronunciamento, o presidente da FEAPESC, Iburici Fernandes, destacou três pontos centrais deste início de ano, com foco especial nas citações e processos envolvendo as associações e seus filiados. Também foi anunciada uma tratativa em andamento para a realização de uma reunião com a liderança estadual do Procon, que deve ser agendada nos próximos dias. Outros temas abordados incluíram o Portal de Desconto de Mensalidade Associativa (PDMA) e os convênios da Cobap em parceria com a Vileve.
Antonio Carlos Costa (Tita), anfitrião do encontro, avaliou positivamente a mobilização contra a reforma da Previdência, que aconteceu no último mês, em Criciúma. A Regional 1 planeja a realização de manifestações públicas em junho, no município de Concórdia, e entre outubro e novembro, em Lages. A proposta de substituir a reunião de julho por uma manifestação em Concórdia foi aprovada por unanimidade, considerando os custos de deslocamento e a importância desta luta.
Outro ponto debatido foi a 13ª Romaria dos Aposentados e Pensionistas do Brasil, que ocorrerá em maio. A diretora de Cultura da Federação, Marisa Catarina Fernandes, aproveitou a oportunidade para reforçar o convite para o 5º Mulher FEAPESC, lembrando que as inscrições são limitadas.
O encontro reafirma o compromisso da Regional 1 na defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas catarinenses.
Próximo encontro com mobilização deve acontecer no dia 17 de julho. Em breve mais informações.