Fale Conosco

feapesc sc

Diretora Marisa reforça a pauta da pensão integral durante o 1º Congresso Nacional da Mulher COBAP

Neste mês, Fortaleza foi palco do 1º Congresso Nacional da Mulher COBAP (CONAMUC), evento que reuniu mulheres de todo o Brasil com o objetivo de discutir e fortalecer o protagonismo das mulheres com 60 anos ou mais. Durante o congresso, a Diretora de Cultura, Lazer e Esportes da Federação Catarinense e Coordenadora do Mulher FEAPESC, Marisa Catarina Fernandes, teve uma participação destacada, ocupando a mesa de trabalho em duas ocasiões.

Segundo Marisa, o congresso foi uma experiência enriquecedora, repleta de aprendizado e conquistas significativas. Ela destacou o evento como um marco de superação de expectativas e parabenizou todos os envolvidos na organização. "Este congresso superou nossas expectativas. Foi um evento de muito aprendizado e avanço para o movimento das mulheres 60+," afirmou Marisa.

Um dos momentos mais marcantes, segundo a Diretora, foi a roda de conversa, onde as mulheres participaram ativamente na troca de experiências e ideias. Marisa também fez questão de ressaltar as palestras como momentos de grande empoderamento feminino.

"Durante a roda de conversa, levantei a questão da Pensão Integral, que deve continuar sendo uma luta constante, assim como a luta contra a defasagem do reajuste dos salários dos nossos aposentados e aposentadas. No ano passado, fizemos uma carta no seminário e, neste evento, também redigimos uma carta que será entregue pela comissão às autoridades. Precisamos avançar, e essa bandeira não pode permanecer apenas no papel. Ela precisa ganhar força, pois os nossos pensionistas não podem ser penalizados", destacou a Diretora.

Marisa, que foi carinhosamente apelidada de "Mãe" do movimento feminino das aposentadas e pensionistas durante o evento, reforçou a importância de continuar a luta para garantir os direitos e o bem-estar das mulheres aposentadas.

Com foco no fortalecimento e reconhecimento das mulheres 60+, o CONAMUC se consolidou como um espaço fundamental para debater questões essenciais para o público feminino, promovendo a troca de experiências e ampliando a visibilidade dos desafios enfrentados por essas mulheres.

Durante o evento, a Diretora Marisa também convidou todas as participantes a se inscreverem no 5º Mulher FEAPESC, que acontecerá em setembro deste ano.

"O Mulher FEAPESC já inspirou diversas federações, e hoje, diversos estados promovem encontros semelhantes para mulheres aposentadas e pensionistas. Isso é extremamente gratificante. A luta não se aposenta, e continuamos a trabalhar para que as mulheres sigam e ampliem seu protagonismo, seja em casa, no trabalho ou no movimento", finalizou Marisa Fernandes.