Comunicado Interno

Conforme divulgamos ontem (12/6) nos grupos de WhatsApp e no boletim do dia da COBAP, iniciará na próxima semana o novo sistema de filiação eletrônica desenvolvido pela assessoria técnica da COBAP, em conformidade com todas as normas da Instrução Normativa (IN) 162 do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.

Vale ressaltar que este é um período transitório. A FEAPESC conversou com a COBAP nesta quinta-feira (13) para sanar questões e repassar este comunicado interno, a fim de tranquilizá-los e mantê-los bem informados

De acordo com a própria Confederação, a filiação eletrônica para a captação de novos associados inicia com o sistema dos 2,30% (Plano de Benefício COBAP).

Durante o I CONFAP - Congresso Nacional dos Ferroviários Aposentados e Pensionistas - no Rio de Janeiro, será lançado também para outros percentuais, como 1% e outros já existentes. A confederação acredita que em julho a validação facial seja uma realidade para as demais porcentagens. Este novo sistema de validação utilizará as bases oficiais do governo, assim como é o caso hoje da prova de vida. O sistema da COBAP é transitório, pois a Dataprev está implementando um sistema que deve ficar pronto em setembro.

Tudo o que for validado no sistema de transição será contemplado quando o sistema oficial do INSS via dataprev estiver de fato funcionando.

Sem mais para o momento, após o lançamento no Rio de Janeiro, traremos mais informações.