Fale Conosco

feapesc sc

Um Ato de Fé e Devoção: 12ª Romaria dos Aposentados e Pensionistas em Nova Trento

No último domingo, dia 5 de maio, fiéis devotos a Santa Paulina se uniram em um momento de fé e louvor na tradicional Romaria dos Aposentados e Pensionistas do Brasil.

O evento, que ocorre anualmente, é um marco no movimento dos aposentados, reunindo pessoas de todas as idades para celebrar a espiritualidade e a devoção a Santa Paulina.

Realizada no Santuário em Nova Trento a Romaria é um testemunho vivo da força da fé e da importância do respeito aos nossos aposentados, pensionistas e idosos. Este ano, a 12ª edição foi marcada por momentos de oração, reflexão e celebração.  Cerca de 800 Romeiros apenas do estado catarinense mantiveram vivo o ato nacional que acontece em Santa Catarina. As cidades onde temos as associações de aposentados e pensionistas que participaram deste belo e tradicional ato foram: Balneário Camboriú, Braço do Norte, Canoinhas, Correia Pinto, Criciúma, Florianópolis, Içara, Joaçaba, Joinville, Lages, Lauro Müller, Luzerna, Mafra, Morro da Fumaça, Orleans, Rio Negrinho, São Miguel do Oeste, Siderópolis e Xanxerê.

Neste ano aconteceu novamente o  tradicional “abraço ao Santuário” e a  celebração foi  transmitida na rádio Feapesc pelo App e site, e também com retransmissão ao vivo no Facebook da rádio e da Federação. A missa contou com a musicalidade do Coral Encantos.

Um dos momentos esperados durante a celebração é a leitura da carta, proferida pelo Presidente da FEAPESC, Iburici Fernandes, que neste ano falou de sua devoção a Santa, e do amor. O líder catarinense lembrou aos presentes que as lutas dos aposentados, pensionistas e idosos continua a mesma, em conquista por dias melhores, e na luta por mais dignidade e respeito.

A peregrinação dos aposentados e pensionistas surgiu em 2010 com a ideia de todo ano reunir a classe para visitar o Santuário dedicado a primeira Santa do Brasil. O Presidente da Feapesc Iburici Fernandes lembra que teve 02 graças alcançadas, uma delas foi neste ano no mês de fevereiro. “Eu e a minha família somos devotos, e temos esse compromisso, essa gratidão. Eu poderia nem ter chegado a 12ª edição. Mesmo que a FEAPESC como entidade não fizesse este belo ato, eu viria neste dia aqui no Santuário, renasci tenho muito a agradecer” recordou o presidente, que voltou para agradecer sua rápida recuperação de saúde após ter sofrido um AVC. 

 

LEIA A CARTA NA ÍNTEGRA!

 

CARTA DE SANTA PAULINA

Hoje, realizamos a 12ª Romaria dos Aposentados e Pensionistas do Brasil, Romaria que,  promovida pela FEAPESC e suas mais de 50 associações, traz Romeiros de todo o País e é bem conhecida nacionalmente. 

Anualmente falamos aqui das nossas lutas que continuam as mesmas e sabemos que temos Romeiros aqui neste momento agradecendo as graças alcançadas por intercessão de Santa Paulina, pois este é um ato de Fé e Louvor a Santa Catarinense. 

Pois bem,  hoje eu trago nesta carta um testemunho. Sou devoto, pois a anos atrás, alcancei um milagre e daquele momento em diante nunca mais parei. A primeira vez que pisei no Santuário fui alcançado por uma graça. E hoje, quero contar uma segunda graça alcançada. Sou devoto de Santa Paulina, acredito profundamente em sua interseção. No dia 08 de fevereiro deste ano, eu tive um AVC e a médica falou para mim no hospital, que eu tenho um grande amigo lá em cima que chama-se DEUS, fiquei emocionado. Minha perna esquerda e o braço esquerdo ficaram paralisados, inclusive, meu rosto também ficou com uma parte paralisada, mas fiquei lúcido o tempo todo, apenas sem o movimento do braço e da perna esquerda. E é lógico, que pela fé que tenho em Santa Paulina, confiei minha vida, mais uma vez, em sua mão intercessora que foi crucial neste momento. 

Com certeza muitas graças alcancei e nem tenho conhecimento na correria do dia a dia, mas estes dois momentos da minha vida foram cruciais. Eu poderia agora, nesta segunda vez, não estar aqui lendo a carta o que faço em cada Romaria. E por isso uso este espaço para falar da importância da fé, do cuidado. Precisamos nos cuidar, nos amar, amar o próximo e ser uma pessoa do bem. Chega de maldades, de descaso com nossos aposentados, idosos... 

Precisamos falar de AMOR, é isso que falta em nosso mundo. O amor transforma, acalma, acalenta, dignifica, constrói, edifica, dá sentido as nossas ações. Sem amor nada somos, tudo vai passar, menos o amor, as boas ações, as graças alcançadas, o bem que fizermos na vida do próximo, isso irá na nossa bagagem espiritual no encontro com nosso Pai. 

Mesmo que hoje, por alguma razão, não houvesse nossa Romaria, eu estaria aqui para agradecer e pedir que ela, nossa amada Santa Paulina,  proteja a todos nós.

A FEAPESC, inclusive, fez uma carta endereçada ao Bispo Dom Vilson para que SANTA PAULINA seja a Padroeira dos Idosos no Brasil. Esta carta deve estar em Roma e, no que depender de nós isso, será uma realidade pois hoje para nós, idosos, ela já é nossa PADROEIRA.  Somos devotos, é claro, da NOSSA SENHORA  APARECIDA nossa mãe, mas o carinho pela intercessão de Santa Paulina faz com que a consideremos a Padroeira do Idoso. 

Tenho em minha residência, a imagem de Santa Paulina e, todos os dias,  ao me levantar a vejo com muito amor e devoção. E sua mão abençoada, mais uma vez, , esteve comigo e tenho certeza que está sempre ao meu lado, ao lado de todos nós. 

Minha Devoção é constante e aqui, ao deixar meu testemunho de fé e amor por Santa Paulina, quero dizer a você Romeiro, que Ela é bem presente e bem atuante intercedendo ao Pai Misericordioso por todos nós. 

Estou feliz em estar aqui e em ter alcançado mais esta graça e dar testemunho. Em fevereiro  renasci, minha gratidão e com certeza minha dedicação a causa dos aposentados a cada dia está mais forte e mais firme ... por dias melhores.

A LUTA NÃO SE APOSENTA

 

 

 Registro Fotográfico da 12ª edição
https://www.facebook.com/media/set?vanity=feapesc&set=a.766041568994949
(202 fotos) em breve um vídeo dos momentos vivenciados neste belo ato de fé e louvor.