O encontro mensal da região sul das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos foi sediado em Cocal do Sul nesta sexta-feira (29). Toda última sexta de cada mês acontece o encontro da regional que trata de assuntos do movimento, em esfera nacional, estadual e também regional. Neste encontro teve uma palestra do Procon para sanar dúvidas e falar dos direitos e deveres do consumidor.
Ao todo 12 associações participaram do encontro. Estiveram presentes as entidades de: Criciúma, Cocal do Sul, Braço do Norte, Tubarão, Morro da Fumaça, Siderópolis, Lauro Müller, Rio Maina, Urussanga, Orleans, Içara e Araranguá.
O Presidente da FEAPESC Iburici Fernandes e a Diretora de Cultura Marisa Catarina Fernandes também estiveram presentes.
A Presidente da Região e anfitriã do encontro Maria Salete Teixeira Búrigo - Nena, deu as boas-vindas e compôs a mesa para a abertura dos trabalhos, já passando a palavra ao Senhor José Silvano do Procon do município de Içara. A palestra pode sanar diversas dúvidas dos presentes sobre a atuação do Procon e os direitos do consumidor em especial da Pessoa idosa hoje tão vítima de diversos golpes.
Luis Legnani representando a COBAP trouxe informações do movimento dos aposentados em esfera nacional e lembrou ainda, que participará de uma atividade alusiva aos 20 anos do estatuto do idoso. "Sabemos que o estatuto foi fruto de uma luta de muitas organizações, e a COBAP foi protagonista nessa batalha" destacou o Secretário Geral.
A Coordenadora-presidente da Regional na oportunidade destruiu alguns exemplares do estatuto da pessoa idosa aos presentes.
Iburici Fernandes sendo o último a pronunciar- se trouxe informações da FEAPESC, lembrou a todos que foi encerrado as vagas para o Congresso Nacional dos Aposentados que acontece no Costão, e lembrou mais uma vez, a importância das entidades se envolverem na comunidade, seja nos conselhos de saúde ou do idoso. Se envolver com o Procon nos municípios que possuem este órgão para juntos sempre buscar o melhor para a comunidade com uma olhar especial aos aposentados, pensionistas e idosos tão discriminados e vitimados no sistema de exploração seja nos golpes, em consignados não contratados e também no direito de ir e vir quando não se tem ruas, calçadas com atenção voltada a este público. O Presidente da FEAPESC informou a todos que existe lá em Brasília um novo tema de REFORMA da Previdência dos aposentados. Mais uma vez o movimento deve ficar alerta, pois com a última reforma os pensionistas perderam muito. “Nosso movimento deve se fortalecer, precisamos ampliar a luta. Não podemos aceitar mais retirada dos nossos direitos. Somos milhões que contribuíram e hoje apenas recebem parte do suor de uma vida toda. É importante estarmos em alerta e não permitir nova reforma que venha a nos prejudicar ainda mais.” destacou Iburici. O Presidente da FEAPESC também falou da sua agenda em Brasília e da luta constante pelo fim da decadência que é uma das pautas prioritárias, para que o direito à revisão tenha um alcance significativo para o movimento.
O próximo encontro será em Araranguá no dia 24 de novembro.
Registro fotográfico:
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=feapesc&set=a.644552244477216