Na tarde desta última quinta-feira (22) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina aconteceu o Simpósio: Etarismo e a Pessoa Idosa como Protagonista de sua vida. O encontro foi organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso discutindo o preconceito contra uma pessoa apenas por causa da idade avançada. Os debates aconteceram no auditório Antonieta de Barros.
O Presidente da FEAPESC, Iburici Fernandes prestigiou o evento e foi uma das autoridades presentes. Marli Rita Roveda foi uma das convidadas para contar sua história como a primeira mulher, aposentada e idosa a assumir a Presidência da Associação de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social da Grande Florianópolis (ASAPREV), representando na ocasião todos os nossos associados aposentados, pensionistas e idosos de Santa Catarina.
No uso da palavra a Presidente da Associação disse que chegou um momento em sua vida que ela também precisou optar pela profissão e pela carreira, "Sempre que você escolhe um caminho, abre mão de outro" destacou Rita ao longo de sua apresentação. No fechamento a líder lembrou que "o sucesso é ser feliz com equilíbrio e paz na alma!". Marli Rita Roveda neste ano foi reeleita Presidente da ASAPREV e está no seu quarto mandato.
O evento ainda contou com a participação da gerontóloga, Patrícia Klein, da Presidente do Conselho Estadual do Idoso Sabrina Mores, e da doutora Márcia Braga a qual, estará participando do Congresso Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos que acontecerá em outubro no Costão do Santinho, a convite do Presidente Iburici Fernandes.
O Etarismo é o preconceito contra uma pessoa pela sua idade, é um preconceito que afeta pessoas jovens, mas é muito mais comum contra pessoas idosas, se manifestando de diversas maneiras. Com dados alarmantes em torno da violência contra pessoa idosa um dos dados apresentados durante o simpósio foi de que a denúncia de abandono de idosos cresceu mais de 800% em 2023 segundo informações do Ministério dos Direitos Humanos.