Fale Conosco

feapesc sc

Primeira reunião da Comissão de enfrentamento a violência contra a pessoa idosa dá início aos trabalhos do coletivo

Após a Plenária do Conselho Estadual do Idoso, aconteceu a primeira reunião da comissão  de  enfrentamento  a violência contra a pessoa idosa. Os conselheiros Iburici Fernandes e João Osmar Quadros Pacheco (titular e suplente) participaram da reunião que buscava eleger um coordenador, e esta decisão será tomada democraticamente na próxima reunião, pois teve falta de integrantes neste primeiro encontro. Ao todo 13 conselheiros participam da comissão. Na oportunidade e, por se tratar da primeira reunião do grupo, foi dado espaço para a apresentação de cada integrante, além de começar a traçar tratativas para o bom desempenho da comissão. Pelas apresentações e afinidades com o tema, este coletivo quer mudar a realidade vivida pela pessoa idosa hoje na sua maioria desassistida. A violência contra o idoso não se resume a violência física, e muitos desconhecem, sem saber como se defender ou buscar ajuda. Outras violências como discriminação, violência Patrimonial, sexual, abuso psicológico e financeiro, negligência, abandono e violência Institucional também fazem parte das diversas agressões  enfrentadas pelos idosos no país. 

  "Esta comissão é fundamental, pois vivo o dia a dia do idoso, a falta de respeito, e as diversas formas de violência praticadas com nosso público, precisamos mudar esta realidade urgentemente. Acompanho a realidade do idoso no cargo que ocupo hoje, sou presente nas associações de aposentados, sou também idoso e por isso destaco mais uma vez, assim como falei na Plenária que, precisamos ver a lei na prática, no papel ela é bonita e parece atender a pessoa idosa, mas na prática, na realidade da pessoa idosa - ela não ocorre, precisamos ter fiscalização. Precisamos defender nossos direitos  até mesmo o direito de caminhar, de poder andar nas ruas das nossas cidades." frisou Iburici Fernandes.    

Ainda com o cargo aberto para a coordenação da comissão, um dos nomes levantados pelo grupo é da Conselheira Cristiani Jacobus (representando o SESC), que em poucas palavras disse que acha importante a presença ativa de um idoso frente a comissão: "nada de nós sem nós" pontuou a Conselheira que deixou em aberto a eleição para a próxima reunião. Antes da Plenária será agendada uma nova reunião para ver quem assumirá a coordenação. No mais  as reuniões da comissão acontecerão nos dias da plenária  a princípio marcado para acontecer às 13h, na última terça-feira de cada mês.