"Reuniões aconteceram em Florianópolis e São José"
Dando continuidade na agenda de trabalho, o Presidente Iburici Fernandes está visitando as entidades para falar dos Projetos Sociais e do Fundo do Idoso. Iburici é um dos membros do Conselho Estadual do Idoso – CEI-SC. Nesta semana o Presidente participou de reunião na ASAPREV-Florianópolis onde foi recebido pela Presidente Marli Rita Roveda e pela Diretora Zuleika Costa Ribeiro que também é Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis. O Fundo Estadual do Idoso atualmente - dispõe de R$ 59 milhões, que através de três editais durante o ano poderão beneficiar muitas instituições e atender os idosos de Santa Catarina, desde que a entidade esteja inscrita no Conselho, por isso o Presidente está cumprindo esta agenda e visitando as associações para levar informações, além de apresentar a cada entidade a Sra. Nair Medeiros Goularti que atualmente é responsável pelo departamento de projetos da FEAPESC.
A ASAPREV de Florianópolis, que já vem com uma gama de convênios e novos projetos, também visa participar de editais - para cada vez mais, trazer benefícios aos idosos e aposentados da Capital. Segundo Marli Rita Roveda este é mais um passo dado de encontro com o Conselho do Idoso, e a reunião serviu para amadurecer alguns projetos da entidade que podem ser atendidos pelo Fundo.
“A reunião desta segunda-feira foi de avaliação de projetos, pensando no Fundo municipal do idoso, para que através destes recursos a Associação possa trazer novos benefícios aos idosos e aposentados da capital” destacou a Presidente da ASAPREV.
A Associação de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social da Grande Florianópolis, segundo a Presidente da entidade está também com uma campanha pedindo que os contribuintes do Imposto de Renda, doem parte do seu imposto para o fundo do Idoso na Capital.
Vale lembrar que a destinação do IR é uma forma de incentivar projetos sociais e culturais, em que o contribuinte pode doar parte do seu imposto para fundos especiais - da criança e do adolescente, e da pessoa idosa . Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido. Se a destinação for feita diretamente na declaração, o limite é de até 3% do imposto para cada fundo - crianças e adolescentes, e idosos. Esses valores são abatidos do imposto de renda devido.
O Presidente Iburici Fernandes segue a agenda, de visitas nas entidades.
“É importante que nossas associações participem do Conselho Municipal do Idoso, precisamos cada vez mais ser representados. O Conselho Estadual do Idoso voltará a ser deliberativo e por isso é importante que nosso Idosos, nossos Diretores, Presidentes das associações sejam atuantes, pois só assim será o aposentado e o idoso participando de ações e políticas públicas que de fato atendam a categoria” lembrou o Presidente da FEAPESC.
A tarde a reunião aconteceu na ASAPREV de São José, onde o Presidente Iburici e a Sra. Nair foram recebidos pelo Presidente da entidade João Osmar Quadros Pacheco.
A Senhora Nair foi contratada pela Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Santa Catarina para auxiliar as associações na captação de recursos.