A sexta-feira (31) foi marcada pela reunião mensal das Associações da Região Sul, atividade realizada – tradicionalmente - na última sexta de cada mês e que, neste mês, aconteceu no município de Imbituba. Ao todo 16 associações participaram do encontro que debate pautas voltadas aos aposentados, pensionistas e idosos.
A Coordenadora Presidente da Região - Maria Salete Teixeira Búrigo - Nena, deu as boas-vindas e compôs a mesa para a abertura dos trabalhos. O anfitrião – Presidente da Associação de Imbituba Valdir Fábio Natálio, disse estar muito contente em receber as demais coirmãs na sede.
Iburici Fernandes, Presidente da FEAPESC, que também estava presente na reunião, pôde sanar diversas dúvidas das entidades e, em sua fala, frisou mais uma vez a importância das associações enviarem as secretárias para o encontro que acontece neste mês de abril em Florianópolis. O “Secretárias em Ação” edição 2023, será de treinamento e contará com a participação do gerente administrativo da COBAP Ronaldo Lima.
Outra pauta importante que será tratada neste mês é a implementação do INSS Digital em Santa Catarina. O Presidente Iburici Fernandes afirmou que neste ano a Federação estará empenhada nesta pauta pois, segundo o Presidente, desde 2018 já era para ser uma realidade em Santa Catarina, mas quem assumiu não o fez, então a Federação estará assumindo este compromisso com as entidades para dar um melhor suporte aos aposentados, pensionistas e idosos no estado além é claro, de ser muito útil à comunidade onde haverá a instalação do sistema digital.
“Estou acompanhando de perto a inclusão e exclusão de sócios em Santa Catarina, inclusive estou organizando uma logística em que as inclusões e exclusões que chegam na Federação sejam ajustadas com as associações antes do envio final para a confederação. Isso trará maior agilidade e não teremos devoluções, pois os problemas serão sanados antes de chegarem na COBAP. Por isso da importância de todas as Secretárias e Secretários das associações se fazerem presente no treinamento. Destaco também aqui a importância das entidades participarem do conselho do idoso no seu município. Como todos sabem sou Conselheiro Estadual do Idoso, temos recursos e ainda há pouca participação de pessoas idosas frente ao conselho. Precisamos de mais idosos engajados, pois nós somos os idosos e nós sabemos o que é melhor para o nosso público. É importante que nossas associações façam parte do conselho municipal do idoso fortalecendo assim a participação mais ativa e efetiva da nossa categoria” destacou o líder catarinense Iburici Fernandes.
Luiz Legngni, Presidente da Associação de Orleans e Secretário da Cobap, trouxe mais uma vez as propostas da Confederação inclusive já entregues em mãos ao Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT). Legnani lembrou também das pautas principais definidas pelo movimento neste ano que são: o reestabelecimento da pensão integral, a criação do Banco da Seguridade Social, a retomada da votação do projeto de lei (PL) 4434/08, a suspensão do bloqueio dos benefícios nas mensalidades e o retorno do LOAS/BPC no desconto em folha. “Precisamos nos mobilizar, para reverter o que perdemos nos últimos anos” destacou Legngni.
Luiz lembrou ainda que a mobilização dos aposentados também deve ser para que o governo e o congresso repasse a valorização do salário mínimo nos demais salários. Que o aposentado que ganha mais que o mínimo consiga o mesmo percentual da valorização do mínimo, pois as perdas são grandes conforme a luta já lançada no PL 4434/08.
Maria Salete também falou da importância da participação das associações nos conselhos, seja no Concelho do Idoso ou no Conselho da Saúde. Nena que é Presidente da Associação de Cocal do Sul e Diretora de Comunicação da COBAP, falou da sua participação ativa no conselho de Saúde, e destacou que as Associações ao participarem ativamente, ajudam significativamente nas melhorias que atendam de fato o nosso aposentado, pensionista e idoso, seja pela saúde ou por políticas públicas das mais diversas que venham de encontro com a categoria.
O Próximo encontro, que acontecerá no dia 28 de abril, será no município de Siderópolis.