Quarenta e quatro Conselheiros (Titulares e Suplentes) tomaram posse nesta terça-feira (28) em Florianópolis. Os conselheiros do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina -CEI/SC assumem a gestão 2023/2024.
Os conselheiros representam órgãos governamentais e da sociedade civil. O Presidente da FEAPESC Iburici Fernandes e o Secretário Geral João Osmar Quadros Pacheco, permanecem no Conselho representando a Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Santa Catarina. Em entrevista ao vivo na Rádio FEAPESC, Iburici e o João Osmar falaram que o Fundo Estadual do Idoso - dispõe de R$ 59 milhões, que através de três editais durante o ano poderão beneficiar muitas instituições e atender os idosos, desde que a entidade esteja inscrita no CEI-SC.
“O Conselho Estadual do Idoso vai voltar a ser deliberativo. Eu e Osmar permanecemos no Conselho e estaremos também participando da Comissão de Violência contra o Idoso. Eu também estarei participando da comissão de Capacitação para os Conselheiros, que vejo como de suma importância – capacitar nossos conselheiros e assim irmos avançando cada vez mais” destacou o Presidente Iburici.
Durante entrevista o Secretário Geral João Osmar lembrou da importância de um conselho ativo na garantia dos direitos dos Idosos. “Por exemplo o atendimento preferencial é lei e muitos não respeitam, idosos precisam muitas vezes permanecer em enormes filas pela falta de fiscalização nas filas de atendimentos” lembrou o Secretário que disse já ter passado pela situação numa fila de dois quarteirões para comprar peixe.
Segundo os Conselheiros, os encontros são mensais, com a finalidade de promover e auxiliar na criação de Políticas Públicas para o Idoso, e atuar na proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa no estado.