Fale Conosco

feapesc sc

Setembro Amarelo: é preciso agir e salvar vidas

Suicídio - Um tema que deve ser prevenido nos doze meses do ano e refletido diariamente. O tema ganha destaque neste mês com o  "Setembro  Amarelo",  mês de conscientização  com a  campanha nacional de prevenção.

A escolha do mês se dá pela celebração do  Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que é comemorado no dia 10.  Não existe idade, gênero ou qualquer outra categoria que ligue as vítimas. O suicídio está aí, e mais próximo do que imaginamos. Segundo a Organização Mundial da Saúde,  estima-se que 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo. Aqui no Brasil são registrados anualmente 12 mil suicídios. E, segundo os órgãos competentes, estes atendimentos de urgência cresceram durante a pandemia.

O Setembro Amarelo é uma iniciativa do  Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psquiatria (ABP). O Centro de Valorização da Vida é responsável por oferecer apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo gratuitamente e sob sigilo através do telefone 188, chat e/ou email.

Até final do mês passado, segundo informações de Secretaria de Governo Estadual  foram registradas 400 mortes por suicídio em Santa Catarina sendo, segundo os dados apresentados, o maior número de casos  entre 50 e 59 anos. No ano passado, foram registrados 807 óbitos. A faixa etária com maior número de tentativas de suicídio é a de 20 a 29 anos, conforme informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde (MS).

Dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) mostram que no Brasil, segundo  o Ministério da Saúde, mais de 96% dos casos de suicídio estão relacionados a depressão, transtornos mentais, transtorno bipolar ou abuso de substâncias.

Conheça mais da campanha no www.setembroamarelo.com.

Vamos dar atenção a todos, em especial aos nossos idosos, que - em muitos casos - estão sozinhos, abandonados ou em profunda depressão.

É preciso agir, é preciso salvar vidas...