Fale Conosco

feapesc sc

COVID-19: Morte de idosos durante pandemia reduz renda das famílias

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que  a morte dos idosos durante a pandemia causou  queda de  cerca de R$ 167 milhões ao mês na renda  dos domicílios brasileiros.  Estes  dados foram estimados pela pesquisadora Ana Amélia Camarano quando o Brasil ultrapassou a marca de 100 mil mortes em decorrência da covid-19. Naquela época no dia  8 de agosto, o Ipea registrava que 74% desses óbitos eram de pessoas com mais de 60 anos.

Hoje um pouco menos de 30 dias, o Brasil registra 122.703 mortes confirmadas e 3.953.563 casos da doença, e o agravamento da situação econômica das famílias brasileiras deve ser ainda maior. 

Com base em dados da Pnad Contínua ( Pesquisa Nacional por amostra de domicílios), o Ipea indicava que em 20,6% dos 71,3 milhões de domicílios do país a renda do idoso representava mais de 50% do total dos rendimentos da família. E segundo os dados, nessas famílias a renda per capita média era de R$ 1.621 por mês. Há ainda outras 12,9 milhões de casas, que representam 18% dos total de domicílios, nas quais os ganhos dos idosos são a única fonte de renda.

 Além da questão humana, da perda de ente querido, tem em muitos casos a perda da renda que vinha deste  idoso aposentado.

Em Santa Catarina no último boletim estadual divulgado no início da noite desta terça-feira (1º) são 180.474 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, o que resultou em  2.301 óbitos no estado desde o início da pandemia, e segundo o mesmo boletim, os Idosos representam mais de  70% desses óbitos.

A FEAPESC lamenta as mortes, mantém-se moblizada e em isolamento social com trabalhos em Home Office e pede atenção de seus associados num momento  tão delicado como este.

Que todos fiquem em casa, saiam apenas quando muito necessário, mas com todo o cuidado, para que este momento que ceifou milhares de vidas de pessoas queridas seja  superado o mais breve  possível.

 

A luta não se Aposenta, e todas as vidas importam.