Fale Conosco

feapesc sc

Aos 68 anos, idosa catarinense volta a estudar

Ver Todas as Imagens

"Hoje Elisabeh está de aniversário, completando mais um ano de vida cheio de novas expecativas entre elas está seu retorno escolar"

 

Não existe idade, para ser feliz, estudar, viajar, amar...

 

Aos 68 anos de idade, Dona Elisabeth Teixeira Fernandes volta à sala de aula.  

A mais de cinco décadas longe do banco escolar, ela retorna à Escola para frequentar o 5º ano pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), no município de Imaruí, localizado no sul do estado.

 

Dona Elisabeth, que reside numa comunidade do interior do município, conta que faz tempo que existe em si o desejo de voltar a estudar. Pacientemente esperou o último filho se formar para aí, ser a sua vez de voltar ao banco escolar.

 

A comunidade de Sítio Novo oferece o curso a algum tempo. E neste ano, Dona Elisabeth, que reside próximo ao CEJA, voltou – com muito entusiasmo - a estudar. Sua meta não é apenas completar o ensino fundamental ... ela já pensa em fazer o segundo grau e ir para a universidade.

 

Com os filhos grandes e já estudados ela conta que agora é a oportunidade de se profissionalizar e diz que pensa em fazer faculdade na área da saúde.

 

Os filhos também festejam a iniciativa da mãe de voltar a estudar e já ter planos para o futuro. Dona Elisabeth aconselha aos demais aposentados e idosos que se desejam voltar a estudar que o façam... "estou muito feliz e adorando meu retorno escolar"

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa do Brasil tem crescido a cada ano. De 2012 a 2017, a quantidade de idosos aumentou em 18% no país e para as próximas décadas, a estimativa é de que o número cresça ainda mais. De acordo com o IBGE, pessoas com 65 anos ou mais corresponderão a 25,5% da população em 2060.

Esses mesmos dados mostram também que há 18,9 mil universitários com idade entre 60 e 64 anos. E na faixa etária acima dos 65, o número é de 7,8 mil pessoas. Os dados incluem instituições públicas e privadas. As informações constam no Censo de Educação Superior de 2017.