Fale Conosco

feapesc sc

Presidente ASAPREV de Cocal do Sul participa de curso sobre cuidados com idoso que tem Alzheimer

No último sábado (16)  a  presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas de Cocal do Sul, a senhora Maria Salete Teixeira Búrigo, (nena) participou  do curso de manejos  para cuidar do idoso com ALZHEIMER. A especialização aconteceu  nas dependências do Hospital São João Batista, e foi ministrado por Cida Griza especialista em  Gerontologia pela UFSC.
 O curso foi organizado por Juliana Mondardo que segundo a Presidente da entidade atingiu um excelente resultado. 

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduz a capacidade de trabalho e relação social,  interferindo  diretamente no comportamento e também na personalidade da pessoa. Segundo especialistas no início, o paciente começa a perder sua memória mais recente.    


A Presidente da entidade afirma a importância destes novos conhecimentos  "Aconselho todos  fazerem esse curso mesmo não tendo ninguém na família com esse problema de saúde, mais para ficar atento aos sinais iniciais, e poder procurar um profissional imediatamente para que a pessoa possa ter uma qualidade de vida melhor" conclui Nena.  

A Associação Brasileira de Alzheimer aponta que 1,2 milhão de brasileiros convivem com esse tipo de demência.