Fale Conosco

feapesc sc

Dirigente Catarinense integra a Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde nos Ciclos de Vida

O secretário-geral da COBAP -  também  Diretor de Seguridade Social da FEAPESC -  Luiz Legñani, participou na última semana  da 1ª Reunião da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde nos Ciclos de Vida-CIASCV, realizada  no Conselho Federal de Nutricionista, em Brasília. Vamos conferir mais informações com o catarinense que fala sobre a Comissão.

 

Por Luiz Legnãni

A CIASCV é uma das 18 Comissões do Conselho Nacional de Saúde-CNS, criada em 2016, com o objetivo de tratar os Ciclos de Vida-Criança, Adolescente, Adulto e Idoso. Com 21 membros titulares e 21 suplentes, a comissão tornou-se um importante instrumento na formulação e implantação de políticas de saúde, onde o poder público desenvolve seu papel de cuidado integral em todos os Ciclos de Vida.

Após apresentação dos integrantes, o membro do Conselho Nacional de Saúde, Suetônio Queiroz, apresentou o Orçamento e Financiamento do SUS. Segundo ele, a limitação drástica do financiamento nas áreas sociais, determinada pela Emenda Constitucional 95/2016, acarretou em perdas de cerca de R$ 29 bilhões. “Temos que fortalecer a resistência ao desmonte do SUS em consequência das políticas de austeridade fiscal, exigindo a regogação da emenda”, afirmou o conselheiro.

“Trabalhamos sobre Plano de Trabalho da CIASCV, com base no Plano Nacional de Saúde e EIXOS TEMÁTICOS da 16ª Conferência Nacional der Saúde. A CIASCV definiu ações e linhas de atividades”, contou Legñani.

A recomendação ao Conselho Nacional de Saúde-CNS, para solicitar ao Ministério da Saúde sobre o desabastecimento da vacina pentavalente, em falta na rede pública da Saúde, foi um dos encaminhamentos. A deliberação vem da 16º Conferência Nacional de Saúde que propõe ao Ministério o investimento na produção da vacina pentavalente, que previne contra cinco tipos de doenças: hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B.

A representante do CNBB na comissão, Vânia Leite, e o diretor do DAPES, Maxililano Marques, também fizeram apresentações da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde e Políticas de Saúde nos Ciclos de Visa, respectivamente. A próxima reunião será realizada no início de 2020.