Fale Conosco

feapesc sc

FEAPESC NO DC: Previdência - Federação de aposentados desaprova gestão de recursos

Em notícia divulgada no Diário Catarinense um dos entevistados é o Presidente Iburici Fernandes. 

Segue notícia e a participação do Diretor.

 

Um estudo divulgado  pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que Santa Catarina tem o segundo maior percentual de aposentados e pensionistas do Brasil. No Estado, a estimativa é que 18,4% dos catarinenses recebam benefícios, seja do regime geral do INSS ou dos institutos públicos de previdência. O resultado de Santa Catarina ficou 4,2 pontos percentuais acima da média nacional, que é de 14,2%. Nacionalmente, o Rio Grande do Sul é o líder, com 20,4% de aposentados ou pensionistas no total da população.

SC - Federação de aposentados desaprova gestão de recursos

O presidente da Federação das Associações dos Aposentados de Santa Catarina (Feapesc), Iburici Fernandes, é um exemplo de pessoa que se aposentou cedo. Ele diz que começou a trabalhar com 12 anos e com 14 anos já tinha a sua carteira assinada. Em contrapartida, se aposentou no regime geral aos 48 anos de idade, depois de 30 anos de contribuição:  

— Nós aqui começamos a trabalhar muito cedo, graças a Deus. E a minha vida foi toda dentro de uma empresa só, na qual trabalhei 33 anos. 

Falando em nome da Feapesc, ele diz que a entidade é vigorosamente contra a reforma. Sua principal crítica é ao fato de que o país não se preparou adequadamente para esse momento, pois por muitas décadas o sistema previdenciário foi superavitário e o governo não soube gerir corretamente esse dinheiro.

— Por que os planos privados dão certo? É porque tem uma gestão adequada, o dinheiro fica aplicado. Queremos uma reforma, mas desde que a sociedade participe do processo — opina. 

 

(matéria divulgada no DC)