Fale Conosco

feapesc sc

Aposentados começam a receber a segunda parcela do 13º nesta sexta-feira

Os aposentados e pensionistas do INSS - Instituto Nacional do Seguro Social começam a  receber a segunda parcela da gratificação natalina. Os beneficiários já podem conferir o valor da segunda parcela do 13° salário deste ano pelo site.

 

Esta parcela do 13° sairá juntamente com o benefício de novembro. Os créditos começam a ser feitos a partir de hoje  para quem ganha até um salário mínimo (R$ 937) e tem inscrição terminada em 1.

O pagamento do abono de Natal segue o mesmo calendário dos benefícios mensais da Previdência Social. Quem ganha acima de um mínimo começará a receber os valores a partir de 1º de dezembro. Neste caso, o crédito será para aposentados e pensionistas com final de inscrição de benefício 1 e 6.

 

O INSS deverá terminar o pagamento da folha de novembro e a segunda parte do 13º no dia 7 de dezembro (final zero para quem recebe até um salário mínimo e para finais 5 e 0, para quem ganha acima do piso). A primeira parcela, correspondendo a 50% do valor, foi paga entre o final de agosto e início de setembro.

 

Mais de 29,2 milhões de beneficiários receberão a parcela do abono anual. Vale lembrar que poderá haver diferenças de valores entre a primeira e segunda parcelas da gratificação, pois na primeira parcela não há deduções relativas ao IR (imposto de renda). 

 

As deduções são realizadas nesta segunda parcela, mas somente para os benefícios tributáveis, o que, neste caso, poderá variar o valor das mesmas. Quem tem 65 anos ou mais fica isento de IR. Já no auxílio-doença, não há cobrança de imposto.