Fale Conosco

feapesc sc

É preciso ainda ter cuidado com aglomerações - mesmo no período de receber do INSS

É período de pagamento, e é o período mais movimentado para os aposentados e pensionistas do INSS
 

O INSS - Instituto Nacional do Seguro Social - preocupado com a pandemia de coronavírus,   alerta a população para os riscos de aglomerações nas agências bancárias, especialmente nestes  dias de pagamento de benefícios a aposentados e pensionistas. Este é o público mais vulnerável ao vírus e, portanto, deve ser mais protegido.

Se você é beneficiário - Confira dicas e alternativas para usar seu benefício

O instituto recomenda que os beneficiários  priorizem o uso do cartão para compras e pagamento de contas, e evitando ao máximo ir às agências bancárias, especialmente neste período.

Segundo o órgão cerca de 65% dos aposentados e pensionistas têm conta corrente ou poupança nos bancos onde recebem aposentadorias e pensões e possuem o cartão de movimentação de conta. Os demais possuem cartão magnético de beneficiário.

Estes mesmos cartões podem ser usados nos estabelecimentos comerciais que no momento atual, estão abertos , especialmente farmácias e supermercados.

É preciso  evitar aglomerações e proteger a saúde da população, principalmente a idosa, que tem sido a principal vítima do coronavírus no mundo.

Confira algumas dicas do INSS:

Meios de atendimentos

INSS e instituições bancárias possuem formas alternativas para usar o dinheiro do benefício que vai muito além do saque no atendimento presencial. É possível usar cartões para compras e pagamentos, transferências eletrônicas. Em último caso, o saque do benefício deve ser realizado, preferencialmente, em terminais 24 horas.

É urgente?

Nas cidades onde os bancos ainda estão abertos, vale avaliar se a questão pode ser resolvida pelos canais de atendimento eletrônico ou ser postergado. Vá a uma agência somente em caso de extrema urgência. Se possível, verifique antes se ela estará aberta.

Prova de vida

Não vá a agência para realizar prova de vida. Portaria do INSS suspendeu sua realização por 120 dias. Não se preocupe: nenhum benefício será suspenso ou cessado por esse motivo nesses meses.

Saque por terceiros

Não será necessária a averbação do INSS de procuração pública para saque por terceiros, enquanto as medidas para evitar a proliferação do coronavírus estiverem vigentes. O representante pode se dirigir até o banco com o documento.

E lembre-se:  não aceite ajuda de estranhos e adote as medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde. Fique atento à sua saúde!

imagem reprodução internet