feapesc sc

Institucional

   

295 MUNICÍPIOS NO ESTADO

50 ASSOCIAÇÕES DE APOSENTADOS, PENSIONISTAS E IDOSOS FILIADAS A FEAPESC.

34 MILHÕES DE APOSENTADOS NO BRASIL

1,395 MILHÕES DE APOSENTADOS EM SANTA CATARINA

45 MIL ASSOCIADOS À FEAPESC

APOSENTADOS INJETAM R$ 20 BILHÕES E 700 MILHÕES POR ANO EM SC

 

 A FEAPESC é a legítima defensora dos Aposentados e Pensionistas do Regime Geral da Previdência Social em Santa Catarina, representando-os com exclusividade perante os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Suas principais funções são coordenar, proteger, orientar suas atividades e representá-los legalmente.

     A Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina (FEAPESC) foi fundada em 14 de novembro de 1987, durante a primeira reunião de aposentados e pensionistas catarinenses, realizada na Câmara de Vereadores de Blumenau. A FEAPESC teve sua primeira sede instalada no município de Balneário Camboriú, liderada por dois anos por Harry Schüller, primeiro presidente da Instituição.

     Em 1989, a sede foi transferida para Joinville, sob a presidência de Luiz Carlos de Freitas, que manteve sua gestão até 1994. Neste período, foram realizados: o 1º Congresso Estadual da Federação, em Joinville, no dia 10 de abril de 1990; o 2º Congresso Estadual, em Florianópolis, nos dias 1º e 2 de maio de 1992, e o 3º Congresso, nos dias 13 e 14 de agosto, outra vez em Joinville.

     Em seguida, a Federação funcionou na cidade de Tubarão, presidida por Luis de Oliveira, que realizou o 1º Seminário de Aposentados do Sul do País, em 10 de março de 1995, na cidade de Criciúma. A partir daí, a sede da FEAPESC foi transferida definitivamente para Florianópolis, ainda durante a presidência de Luis de Oliveira, funcionando em instalações da Previdência Social, na Rua 7 de Setembro. Posteriormente, na gestão do presidente Paulo Albino de Oliveira, a Federação passou a funcionar na Praça Pereira Oliveira, também no centro capital.

     A partir de 2002, novamente sob o comando de Luiz Carlos de Freitas, a FEAPESC adquiriu sua sede própria, comprada com recursos da Instituição em julho de 2004, e onde funciona até hoje - totalmente estruturada - à Rua Felipe Schmidt, 649 - Sala 605 - Centro Executivo Torre da Colina, no Centro de Florianópolis. Luiz Carlos de Freitas foi reeleito durante o 7º Congresso Estadual, realizado nos dias 19 e 20 de maio de 2005, para mais um exercício até o maio de 2008.

     São mais vinte anos de muito trabalho, de muitas discussões, de lutas, de manifestações públicas, de realização de Congressos e Assembleias Estaduais e Regionais, participação em Congressos e Atos Públicos Nacionais, onde a FEAPESC sempre esteve presente, lutando junto com as demais entidades representativas pela defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas catarinenses, unida à batalha por justiça social aos milhões de aposentados deste país.

     Nesses mais de 20 anos, o que se vê é uma grande evolução da Federação como entidade representativa, forte e conceituada junto às suas instituições parceiras e à Confederação Nacional. Mas não foi uma luta fácil. Os percalços que apareceram durante este caminho exigiram muita disposição e hoje existe a real convicção de que muito foi feito e ainda falta todo um trabalho a realizar. A FEAPESC, que inicialmente atuou com muita dificuldade, hoje é uma grande entidade, porque nasceu com um objetivo grandioso: lutar pela dignidade daqueles que tanto deram de si para construir o presente e o futuro do país.

     A evolução continua. Até o final de 2011, a FEAPESC era a entidade com o maior número de associados à COBAP, dentre todas as Federações confederadas, bem como a que apresentava o maior valor em contribuições para com a entidade, o que comprova o crescimento da FEAPESC, que ainda almeja uma sociedade mais justa e solidária, que respeite e trate com dignidade seus aposentados.

     Hoje são 49 Associações Filiadas, em diversas regiões do estado, com aproximadamente 34.000 associados com autorização de desconto em folha e um número razoável que contribui diretamente em entidades municipais. A FEAPESC também mantém contato permanente com suas Associações, divulgando suas ações e esclarecendo dúvidas através de reuniões periódicas e da divulgação de informativos e boletins especiais. O trabalho continua e continuará com mais força, determinação e união de toda a categoria.

Aposentados e Pensionistas. Esta luta também é sua. Una-se a nós!

Diretoria FEAPESC