O INSS divulga aos segurados que agora é possível retirar a Carta de Concessão no sistema "Meu INSS" no site: meu.inss.gov.br. Esse documento informa o resultado da solicitação de um benefício, como aposentadorias, pensões, auxílios ou benefício assistencial – ou seja, se ele foi concedido ou indeferido. No caso da concessão do benefício, a carta explica a fórmula de cálculo para apuração da renda mensal inicial e traz informações sobre o banco responsável pelo pagamento.
A Carta de Concessão apresenta também a Memória de Cálculo dos valores. Esse documento é importante e deve ser guardado com cuidado pelo segurado.
A carta é enviada para o endereço cadastrado nos sistemas do INSS. Ela está disponível na Internet e pode ser consultada através do telefone 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.
Como cadastrar e obter o MEU INSS
O "Meu INSS" pode ser acessado pelo computador ou smartphone.
Para fazer o cadastro no Meu INSS, é bom ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário, tais como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.
Segundo as informações do próprio Instituto, caso o segurado erre mais de uma pergunta, ele pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ainda ligar para a Central 135. Importante lembrar que a senha do "Meu INSS" é pessoal e intransferível.