Fale Conosco

feapesc sc

Reeleito como conselheiro da COBAP no CNDI, Legñani rememora lutas e conquistas

Legñani é Diretor de Relações Públicas e Convênios da FEAPESC

Reconhecida pelo importante trabalho realizado em prol dos aposentados, pensionistas e idosos desde a fundação do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), a COBAP foi reeleita, na tarde da última terça-feira (25), como entidade integrante no Conselho.

 

O conselheiro da COBAP no CNDI será o secretário-geral da confederação, Luiz Legnani, que assume a vaga no lugar do diretor José Ribeiro. Legnani já esteve conselheiro entre 2012 e 2016 e exerceu a presidência nos anos de 2014 a 2016. Na oportunidade, Legnani destacou as lutas e conquistas do movimento dos aposentados. “Somos uma entidade nacional com 33 anos de existência, representações em 22 estados e quase um milhão de associados”, afirmou.

 

“Atualmente travamos forte resistência contra as reformas do governo que retiram direitos básicos dos trabalhadores e aposentados, mas não é de hoje que vamos às ruas para reivindicar nossos direitos”, rememorou Legnani. “Em 1991 o governo Collor desvinculou o reajuste dos aposentados e pensionistas, do salário mínimo e concedeu 147,06% de reajuste ao salário mínimo. Para os aposentados, apenas 54,6%. A COBAP e federações filiadas entraram com ações individuais e coletivas na justiça em vários estados, pressionando o governo para garantir o mesmo índice de reajuste, até que o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu a liminar”.

 

O reconhecimento da importância da participação das bases foi levado para o CNDI quando o secretário da COBAP esteve na presidência. Foi durante esse período que o CNDI trabalhou para o fortalecimento dos conselhos estaduais e municipais, estruturando os conselhos estaduais com equipamentos de trabalho e todo material de escritório.

 

O importante momento foi prestigiado pelo presidente da COBAP, Warley Martins, que fez questão de acompanhar a eleição no CNDI. “A COBAP sempre atuou junto ao Conselho e é uma satisfação que possamos continuar com o desenvolvimento desse trabalho em prol da categoria de aposentados e idosos”, comemorou.

Com informações da COBAP.