Fale Conosco

feapesc sc

No Brasil o número de casos suspeitos de infecção por coronavírus baixou para três

Segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira o balanço da epidemia do novo coronavírus atingiu 1.770 mortos na China continental após a morte de outras 105 pessoas na província de Hubei.

No Brasil o número de casos suspeitos de infecção por coronavírus baixou para três segundo o balanço mais recente do Ministério da Saúde, divulgado ontem - domingo. Dois pacientes em São Paulo e um no Rio Grande do Sul estão sendo monitorados.

A deputada catarinense Carmen Zanotto é autora do requerimento de criação de comissão externa para acompanhar as ações de combate ao novo  coronavírus.

Em entrevista a Relatora do projeto de lei sobre as medidas preventivas fala da comissão externa que irá acompanhar ações de combate aqui no país.

 

FEAPESC: Já tem os nomes dos integrantes da Comissão Externa que irão acompanhar ações de combate ao coronavírus ?

Deputada: Parlamentares de vários partidos apresentaram seus nomes para compor a comissão. Mas ainda estou aguardando a decisão do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que regimentalmente é quem autoriza a instalação da comissão externa. Eu e o deputado Dr. Luisinho (PP-RJ), que também é autor de proposta semelhante, vamos nos reunir com o presidente Maia para que o colegiado seja instalado nesta semana.

 

FEAPESC: Deputada, qual o principal  objetivo desta comissão?

Deputada: O colegiado vai acompanhar, em todo o país, a implementação das medidas de emergência sanitária que estão sendo tomadas pelo governo visando à prevenção contra o coronavírus, de acordo com a Lei  13. 979/2020, que foi aprovada rapidamente pelo Congresso Nacional e  sancionada pelo Poder Executivo na semana passada, e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). É dever do Parlamento responder com agilidade à sociedade. Aprovamos a lei, agora nos cabe, como representantes dos brasileiros, acompanhar efetivamente a aplicação de todas ações preventivas. 

É importante informar que as pessoas que vieram de Wuhan, capital de Hubei, onde se dá o surto do contágio, estão em quarentena em uma área da Base Aérea de Anápolis (GO). Embora elas não tenham apresentado nenhum sintoma da doença, estão sendo monitoradas por uma equipe especializada de saúde. 

FEAPESC: O Ministério da Saúde informou na última segunda-feira (10) que sete casos suspeitos de novo coronavírus estavam sendo investigados no Brasil, neste domingo o número caiu para três. Ainda existe possibilidade de algum "surto" no país?

Deputada: A cada dia é reduzido o número de casos suspeitos no Brasil. O Ministério da Saúde tem assegurado à população que todas as medidas estão sendo tomadas. É importante lembrar que as recomendações, bem como os protocolos internacionais, estão sendo cumpridas e reforçadas pela atuação firme e responsável do Congresso Nacional.

Mas é importante destacar que as boas práticas precisam ser mantidas sempre pela população, como a lavagem de mãos, tomar cuidado ao tossir e espirrar, manter os ambientes ventilados. A  manutenção do ar-condicionado também é muito importante.