Fale Conosco

feapesc sc

Aposentadoria valorizada: uma luta da COBAP

              A recuperação do poder aquisitivo das aposentadorias e pensões é uma reivindicação antiga e permanente da COBAP. Para evitar mais perdas salariais, a entidade realizou manifestações, vigílias e debates no Congresso Nacional para pressionar os parlamentares para aprovar o Projeto de Lei (PL) 4434/2008, que determina o mesmo percentual de reajuste do salário mínimo para quem ganha acima dele.

                Mesmo depois de ter sido aprovado em todas as comissões e de ter vários requerimentos para a sua inclusão na pauta de votação, infelizmente, o projeto de autoria do senador Paulo Paim encontra-se engavetado.

                Atualmente, um novo projeto de teor parecido tramita no Senado Federal e tem forte pressão do movimento de aposentados para ser aprovado. Também de autoria do senador Paim, o PLS 302/2016 cria o Programa de Recuperação do Poder Aquisitivo das Aposentadorias e Pensões reajustando os benefícios superiores pelo mesmo indicador de reajuste do salário mínimo.

                Polêmico frente à atual proposta de reforma da Previdência, o PLS conseguiu ser aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado e segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

            Para o presidente da COBAP, Warley Martins, os dois projetos precisam ser tratados  com seriedade, pois corrigem erros históricos.  “Não vamos permitir que a resistência contra os atuais retrocessos nos impeça de lutar pela equiparação de reajuste do salário mínimo e das aposentadorias acima do mínimo. É direito de todo cidadão manter o valor real dos seus proventos após a aposentadoria”, afirmou Warley.

                O economista da COBAP, Maurício Oliveira, considera que as perdas salariais para quem recebe acima do mínimo são alarmantes.  “Nossos estudos indicam uma perda média nacional em relação ao salário mínimo de 87,28% no período de 1994 a 2019”, relatou.

                Em agosto, após o recesso parlamentar, a COBAP e dirigentes das entidades filiadas darão início a um trabalho diário de visita aos gabinetes reivindicando o apoio à categoria em projetos que corrigem as injustiças cometidas contra os aposentados, pensionistas e idosos.

 

               Entre os dias 12 a 16 de agosto o estado catarinense estará no Congresso Nacional visitando os senadores e entregando uma   proposta da COBAP e suas FEDERAÇÕES  sobre a pensão.