Fale Conosco

feapesc sc

VALENDO: Credencial de estacionamento para idosos poderá ser obtida online

A partir de hoje -  terça-feira (02/8), a credencial para os idosos estacionarem em vagas preferenciais pode ser emitida por meio eletrônico, pelo site da Senatran, a Secretaria Nacional de Trânsito, do Ministério da Infraestrutura. 

A inovação deve tornar mais prático a emissão do cartão de idoso para estacionamento preferencial. Isso porque a outra maneira é procurar o Detran estadual, municipal ou a prefeitura da cidade, se ela estiver integrada ao Sistema Nacional de Trânsito.

A autenticidade da credencial eletrônica é verificada por um QR Code, que pode ser lido através do aplicativo V.I.O. - o mesmo já utilizado para checar a carteira de motorista, o licenciamento e as novas placas veiculares. Em caso de perda da credencial, o motorista pode utilizar o mesmo serviço para cancelar o documento. 

Para ter direito a vagas preferenciais de estacionamento, é preciso ter no mínimo 60 anos de idade, e estar com a CNH, a Carteira Nacional de Habilitação, válida. Lembrando que o documento é obrigatório para uso daquelas vagas destinadas a pessoas idosas, que ficam sinalizadas por placas ou pintura no chão. 

A aposentada Dóris Fracasso tem 70 anos e conseguiu o cartão de estacionamento preferencial assim que completou 60. Ela elogia a utilidade do documento:.

O cartão de estacionamento de idoso só pode ser usado pelo titular e deve ser colocado sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima. Caso haja falsificação ou rasura no documento, ou ainda o uso indevido, ele pode ser cassado. 

Quem não tem habilitação para dirigir, mas tem alguma deficiência ou mobilidade reduzida, e depende de condutor, também tem direito a vaga especial de estacionamento. Neste caso, deve procurar as informações no site do Detran.

 

*com informações da Rádio Nacional /EBC
FOTO ILUSTRATIVA/REPRODUÇÃO - CRÉDITO: Luiz Costa/SMCS