Fale Conosco

feapesc sc

Frio intenso traz preocupações no sul do país, atenção com os idosos

 

Esta semana promete ser marcada pela onda de frio mais intensa e longa deste inverno. Esta massa de ar frio polar deve chegar ao Brasil a partir de amanhã (28) e irá baixar as temperaturas em diversas regiões como o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo na região Norte. 
Segundo o Instituto Nacional de Metereologia -Inmet, a previsão de frio irá se prolongar até 1° de agosto. 

Conforme divulgado no Jornal da manhã da Rádio Feapesc, as recomendações da Defesa Civil  são prestar atenção à população mais vulnerável, como idosos, crianças, enfermos e moradores de rua, além de abrigar animais domésticos nas noites mais frias.
 Para o meteorologista Tiago Molina, do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, a população deve se manter abrigada e hidratada durante o período de frio. 
Segundo a Epagri/Ciram a temperatura baixa na madrugada, amanhecer e no final do dia desta quarta-feira, com formação de geada ampla do Oeste ao Planalto e em área altas do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. No decorrer do dia a temperatura segue baixa e não passa de 5°C nas áreas altas e de12°C na maior parte do estado, devido à massa de ar polar.

A Defesa Civil de Santa Catarina já vem dando alerta a população desde a última semana e este alerta é para declínio acentuado na temperatura a partir desta quarta-feira, em todas as regiões. 

 

Atenção com nossos idosos:


O Frio deve ser intenso: A pele do idoso costuma ser mais fina e delicada, portanto, é importante protegê-lo contra o frio excessivo. Escolha roupas mais quentes, como agasalhos e tecidos que ajudam a bloquear o vento. O uso de meias, toucas e outros acessórios também contribui para manter aquecidas as extremidades.
Nos momentos de descanso, é importante utilizar mantas e cobertores, pois a temperatura corporal cai durante o sono. Vale salientar que os idosos são propensos a pegar gripes e resfriados durante o inverno, por isso, é importante redobrar os  cuidados nessa época do ano.

 

imagem ilustrativa/reprodução google