Fale Conosco

feapesc sc

Palestra em Associação de Aposentados trata do assédio sexual e moral, lei Maria da Penha e indenizações correlatas

Ver Todas as Imagens

Nesta última quinta-feira (02) aconteceu na Associação de Aposentados, pensionistas e idosos de Içara uma  palestra que tratou  sobre assédio sexual e moral, lei Maria da Penha e indenizações correlatas. O evento que aconteceu em Içara foi organizado pelo Dr. Jorge Alexandre Rodrigues e contou com a participação do Delegado Dr. Fernando Pagani Possamai que na ocasião falou  sobre Assédio Sexual e Moral.  O anfitrião da casa Sr. Antônio Novelli - presidente da Associação de Içara falou da importância das entidades trazerem assuntos deste teor para informar seus associados, e diz que a Associação de Içara sempre traz palestras pois vê riqueza no conhecimento e na troca de informações.

Tema atual, e que traz dados assustadores no país o assédio moral e o assédio sexual estão mais presentes no cotidiano das pessoas do que se divulga. O assédio moral visa a eliminação da vítima do mundo do trabalho, seja  pelo terror psicológico, situações humilhantes e constrangedoras e já o assédio sexual é caracterizado pela conduta que objetiva o prazer sexual de várias formas, causando constrangimento e afetando a dignidade da vítima e pode acontecer por atos, insinuações, contatos físicos forçados, convites inconvenientes. Este tema foi tratado com muita precisão pelo Dr. Fernando.

Devido a importância dos temas além dos associados de Içara também participaram do evento Diretores de outras associações da região sul.

Para falar sobre a Lei Maria da Penha  a convidada foi  a Dra. Marri Dias Prado, que trouxe informações importantes e pouco conhecidas. A lei criada em 2006 alterou o Código Penal brasileiro, fazendo com que os agressores sejam presos em flagrante ou que tenham a prisão preventiva decretada, caso cometam qualquer ato de violência doméstica pré-estabelecido pela lei.
 Atualmente no Brasil segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram 221.238 registros apenas em 2017 e o número de mulheres assassinadas aumentou 6,1% naquele ano. Segundo os mesmos dados o Brasil teve mais de 600 casos de violência doméstica por dia em 2017.
Para encerrar os três temas propostos no dia da Palestra a  Dra. Isabela de Villa Fernandes finalizou tratando sobre as Indenizações correlatas.