Fale Conosco

feapesc sc

NO MÉXICO E NO BRASIL

Ver Todas as Imagens

Maria Isabel Reyes Pérez, dirigente da organização dos trabalhadores e Aposentados do estado de Vera Cruz e Francisco Jimenez Reyes da Assembleia Geral dos jubilados do México foram duros com o Governo, com relação ao tratamento aos trabalhadores e aposentados.

 

Com cerca de 1,5 milhão de aposentados, a situação é muito complica em virtude da interferência constante do governo central, retirando direitos dos trabalhadores e Aposentados.

 

A privatização de quase todos os setores tem levado preocupação com relação aos Aposentados de várias áreas. Segundo os palestrantes, não existe saída há não ser lutar, como os aposentados brasileiros vem fazendo.

 

Manifestações, protestos e greves gerais tem sido a arma dos trabalhadores e aposentados para tentar reverter à questão, o que está se tornando cada vez mais difícil. Existe uma busca de diálogo com o Governo, mas ele não quer nenhum tipo de contato com os representantes das entidades.

 

A palestra serviu para mostrar aos aposentados brasileiros que se houver uma acomodação, fatalmente o Governo irá como vem fazendo, retirar cada vez mais os direitos dos aposentados brasileiros.

 

No Brasil, Atnágonas Lopes, da CSP Conlutas mostrou números interessantes:

 

- 0,46% do orçamento da União é para a Cultura – Artistas foram lá e conseguiram de volta o Ministério da Cultura.

- 21,76% do orçamento da União é da Previdência. O Governo foi lá e acabou com o Ministério. Os aposentados e trabalhadores precisam fazer algo.

- 45,11% do orçamento da União vai para amortizar os juros da dívida. Esse recurso poderia ajudar o povo brasileiro em todas as áreas.

 

O movimento precisa ir para as ruas e sair dos gabinetes dos Deputados e Senadores pois de lá não existem esperanças. Só que é preciso ter propostas e programas para ir às ruas. As entidades precisam ter independência política para poder atender o trabalhador e aposentado.