Fale Conosco

feapesc sc

CARTA DE MACEIÓ

Documento final retirado do Congresso nacional de Aposentados, Pensionistas e idosos em Maceió, será entregue para autoridades nacionais na tentativa de sensibilizar para os problemas enfrentados pela categoria.

Reunidos no XXIII Congresso Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos no Hotel Ritz em Maceió – AL, durante os dias 08 a 12 de Outubro de 2015, com a participação de mil aposentados de todo o país organizados nas associações, sindicatos e Federações, onde discutimos temas relevantes para o movimento, tais como: Perspectivas para a seguridade social, contra a venda de ativos, combate a corrupção e por uma Petrobras 100% estatal e pública, formação de lideranças; alternativas financeiras para os aposentados; cartão TEM – Atendimento de Saúde com qualidade, rapidez e preços reduzidos; situação atual da Previdência Social; Perspectivas do movimento; Seguridade Social; Política Nacional do Idoso e Controle Social.

Os grupos temáticos fizeram uma análise de conjuntura numa perspectiva do movimento dos aposentados, bem como, Política Nacional do Idoso; avanços e desafios no controle social; Seguridade Social; defender e fortalecer o SUS e organização, mobilização e Bandeiras de luta.

A Assembleia Geral reelegeu para presidente da COBAP, Warley Martins Gonçalles e Diretoria, elegeu também o Conselho Fiscal, também foi eleito o Conselho Deliberativo – CODEL.

Decisão importante foi à aprovação da CENTRAL NACIONAL DE APOSENTADOS, PENSIONISTAS E IDOSOS, como ferramenta de organização e mobilização dos aposentados, pensionistas e idosos de todos os regimes de Previdência Social, do setor público e privado.

Os delegados dirigentes das entidades de base, Federações e COBAP não suportam mais continuar pagando pelas sucessivas crises provocadas pelo capitalismo que aumentam seus lucros em detrimento dos aposentados e trabalhadores, gerando desemprego e reduzindo direitos conquistados com muita luta e sofrimento.

Rejeitamos a agenda neoliberal chamada Agenda Brasil apresentada recentemente pelo Senado Federal ao Executivo que propõe o encolhimento do Estado, com privatizações, parcerias público-privado (PPP) e concessões, além da redução da autonomia das agências reguladoras, diminuir a proteção ao meio ambiente, perdas de direitos trabalhistas, previdenciários e sociais, principalmente da seguridade social.

As propostas de parcerias-público-privados e de ampliar as concessões de setores estratégicos apresentam grande risco de entrega do patrimônio público, como o SUS, Previdência Social e outros setores importantes para o povo brasileiro. A proposta encaminhada pelo Senado ao Planalto prevê a cobrança dos atendimentos feitos pelo SUS, foi recebida com elogio pelo Ministro da Fazenda Joaquim Levi, o que causa indignação aos aposentados e trabalhadores.

Reafirmamos neste Congresso o compromisso de fortalecer o movimento e defender os direitos dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, tais como: lutar por uma política de aumento real, para os aposentados e pensionistas, recuperação do poder de compra, defesa e fortalecimento do SUS e da Previdência Social e outras bandeiras históricas do movimento.

“RESISTIR, AVANCAR É PRECISO, DESISTIR JAMAIS”

“A LUTA NÃO SE APOSENTA! ENQUANTO HOUVER VONTADE DE LUTAR, HAVERA ESPERANÇA”

Maceió – AL, 10 de outubro de 2015. 

Fonte: Site da COBAP