Fale Conosco

feapesc sc

Reunião da Regional Sul das Associações dos Aposentados e Pensionistas da Feapesc em Criciúma

Ver Todas as Imagens

Reunião abordou temas relevantes para os aposentados e pensionistas.

 

Em 15 de Setembro de 2017, às 9h, os Presidentes das Associações de Aposentados e Pensionistas filiadas a Feapesc, a Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina, reuniram-se para a Reunião da Regional Sul da Feapesc na Sede do Sindicato dos Químicos de Criciúma e Região, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, na rua Treze de Maio, 36, em Criciúma, Santa Catarina.

 

Manoel Antônio Vieira, o Vieirinha, Presidente da Ataprevcri, a Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Criciúma, Diretor de Patrimônio da Feapesc e Secretário da Regional Sul das Associações dos Aposentados e Pensionistas da Feapesc, iniciou a Reunião da Regional Sul da Feapesc com a aprovação da Ata da Reunião da Regional Sul da Feapesc em Forquilhinha, 28 de Junho de 2017.

 

Maria Salete Teixeira Búrigo, a Nena, Presidenta da Associação de Aposentados e Pensionistas de Cocal do Sul, e Secretária Geral da Feapesc, iniciou a reunião solicitando a Iburici Fernandes, Presidente da Feapesc, maior rapidez na exclusão e adição de associados das Associações. Iburici Fernandes afirmou que verificará a possibilidade.

 

A reunião prosseguiu com a apresentação da Proposta de Planos de Saúde da Agemed por meio dos Corretores Autorizados Suzana Fernandes Júnior Alves e Israel Fernandes Júnior Alves. Israel salientou que está disponível para explicar, a cada entidade, a proposta da Agemed.

 

Carlos de Cordes, o Dé, Presidente do Sindicato dos Químicos de Criciúma e Região, iniciou sua fala agradecendo a presença de todos os presidentes das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos e reafirmou a unidade entre o Sindicato dos Químicos de Criciúma e Região e as Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Santa Catarina.

 

Dé mencionou que se aposentou recentemente e se associou a Ataprevcri há alguns meses. Dé continuou sua fala falando sobre o movimento político e social da Ataprevcri. Dé também lembrou que a Ataprevcri foi fundada na Sede do Sindicato dos Mineiros de Criciúma. Dé continuou esclarecendo que o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região se inspira nos movimentos sociais dos mineiros e dos aposentados, pensionistas e idosos de Criciúma e região.

 

Dé continuou esclarecendo que o Sindicato dos Químicos de Criciúma e Região se inspira nos movimentos sociais dos mineiros e dos aposentados, pensionistas e idosos de Criciúma e região. Dé também alertou sobre a PEC do Teto dos Gastos, a Proposta de Emenda Constitucional 241, que congela os investimentos em educação, infraestrutura, saúde e social, que terá impacto a partir do próximo ano, sobre a terceirização e os movimentos regionais. “Estamos muito preocupados com tudo que vai acontecer. Estamos no olho do furacão e vamos lutar pelos trabalhadores”, sinaliza Carlos de Cordes.

 

Segundo Dé, a tendência é que o trabalho com carteira assinada se extinguirá. Os empregos diretos estão minguando. Os indiretos ainda mais. A situação é drástica, alerta. "A solução é ir pra rua!”, proclama Dé.

 

A reunião continuou com a palestra jurídica do advogado Doutor Jorge Alexandre Rodrigues, Cofundador e Diretor Executivo e Jurídico na Rodrigues e Bitencourt Advogados Associados. Visite o site do escritório em www.rodriguesbitencourt.adv.br.

 

Jorge explanou sobre a aposentadoria híbrida, que conta a aposentadoria rural com a urbana, sobre as taxas de juros que recaem sobre as ações recebidas - e que será definida em 20 de Setembro de 2017 -, e sobre o cálculo das contribuições - que serão revistas a partir de 1994. O cálculo influenciará no valor das aposentadorias.

 

Após a palestra, Manoel Antonio Vieira anunciou a importância do XXIV CNAPI, Congresso Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos, e mencionou que estará presente no evento. O XXIV CNAPI, Congresso Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos, ocorre em Porto de Galinhas de 19 á 23 de Outubro de 2017.

 

A seguir abriu-se sobre os assuntos gerais por meio de Antônio Novelli, o Novelli, Presidente da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Içara, que salientou sobre a importância de focar no aposentado e pensionista. “Temos que focar nos nossos aposentados, pensionistas e idosos. Eles estão desassistidos pelo Governo e por toda a sociedade!”, Novelli.

 

Victor Zaccaron, o Zaccaron, Presidente da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Morro da Fumaça, aproveitou para salientar que é preciso realizar uma reunião para tratar sobre o atendimento médico das associações aos associados.

 

Nena também reafirmou que é preciso realizar uma reunião, com todas as associações filiadas a Feapesc, para criar estratégias no que diz respeito ao atendimento médico para os aposentados, pensionistas e idosos.

 

Iburici continuou afirmando que a centralização do atendimento é a melhor resposta para os anseios de todas as associações. A criação de centros médicos regionais exclusivos para o atendimento médico dos associados das associações de aposentados e pensionistas filiadas a Feapesc é a estratégia mais adequada para o futuro dos serviços das associações. Os polos médicos em formato de clínica de saúde podem ser a grande resposta para o futuro das associações. Iburici alertou que as Prefeituras Municipais estão diminuindo sua participação social - desistindo os idosos.

 

Iburici também afirmou que é preciso a união de todas as associações de Santa Catarina. “Não podemos desistir da luta!”, alerta Iburici Fernandes. “O Brasil está parado!”, alerta Iburici.

 

Novelli aproveitou a fala de Iburici para alertar sobre a importância de pensar nas gerações futuras. “O nosso povo passará fome! Temos que acordar!”, alerta Novelli.

 

Vieirinha reafirmou a posição de Iburici no que diz respeito a União e o Fortalecimento do Movimento

 

É fundamental que os movimentos voltem com força total para que as Associações de Aposentados e Pensionistas possam voltar a serem relevantes para a política regional, salienta Vieirinha.

 

Ficou estabelecido que a próxima reunião será realizada na Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Içara.