Fale Conosco

feapesc sc

FEAPESC participa de Palestra em Tubarão

 

No dia 29 de setembro, nos períodos matutino, vespertino e noturno, a Escola Martinho Alves, localizada no bairro São Martinho, em Tubarão, ofereceu aos alunos, pais e à comunidade, uma palestra com tema “Envelhecimento e Educação”, atividade integrada ao Projeto “Respeitem meus Cabelos Brancos”.

 

Tal projeto, que surgiu em 2015, durante as aulas de Sociologia da Escola, com o Prof. Edilon Souza Lessa, buscava colocar em prática projetos voltados para a área social.  E o tema “Respeitem meus Cabelos Brancos”, de acordo com o Professor Edilon “teve por finalidade proporcionar aos jovens o conhecimento do Estatuto do Idoso no âmbito da Lei, de sua atuação e também aproximar o educando dos idosos”.

 

A palestra, ministrada pelo Sr. Luiz Legnani (Diretor de Relações Públicas e Convênios da Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Santa Catarina – FEAPESC) trabalhou a “intergeracionalidade”, de modo a incentivar a aproximação entre as diferentes gerações, buscando a valorização do idoso, pois ele tem muito a ensinar.

 

A realização da palestra veio de encontro com o Estatuto do Idoso (Lei Nº 10741/2003) que cita, em seu artigo 22, que nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre essa área.

 

Sobre tal iniciativa, o Sr. Luiz Legnani  “ressalta a relevância do Idoso na família e na sociedade e mostra aos alunos a importância da sabedoria, experiência,  cumplicidade e carinho daqueles que já viveram muitos anos e ainda hoje cuidam de seus entes queridos”.