Fale Conosco

feapesc sc

FEAPESC NA CONFERÊNCIA ESTADUAL DO IDOSO

A IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Catarina aconteceu em Florianópolis nos dias 8 e 9 de dezembro. Com o tema "Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de Todas as Idades", o evento, no Norte da Ilha, marcou a presença de representantes de várias entidades, entre elas a Federação das Associações dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Santa catarina – FEAPESC.
O evento marcou também os 25 anos de atuação do Conselho Estadual do Idoso no Estado.
Os trabalhos voltados à questão do idoso tiveram início com a instituição da Comissão Estadual do Idoso, no dia 31 de maio de 1988. A proposta inicial foi agilizar iniciativas e procedimentos em termos de implantação do Conselho Estadual do Idoso. Em 1990, com a lei estadual número 8.072, de 25 de setembro, foi criado o CEI, órgão deliberativo e controlador das ações de atendimento aos direitos dos idosos. O conselho possui 28 membros titulares e seus respectivos suplentes, nomeados pelo governador do Estado com representação governamental e da sociedade civil.
Representando a FEAPESC, estiveram presentes o Presidente Iburici Fernandes, a Secretária Geral Maria Salete Teixeira Búrigo, o integrante do Conselho Fiscal Dino Eyng e Osmar Pacheco, Presidente da ASAPREV de São José. Maria e Dino foram eleitos Delegados para a Conferência Nacional.